Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Cresce o interesse dos brasileiros em usinas solares

avatar ANIELE BERNST
Aniele Bernstfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Cresce o interesse dos brasileiros em usinas solares
Criado em 27 MAI. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Pesquisas por investimento na área ultrapassaram os 250% no último ano.

O Brasil ocupa atualmente a 6ª posição no ranking mundial de produção de energia solar, conforme dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA). A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira. No país, quase dois milhões e meio de sistemas solares estão instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e edifícios públicos.


Essa crescente adoção reflete um aumento no interesse dos brasileiros por investimentos em energia solar, tanto para uso doméstico e em pequenas empresas quanto para investimentos em usinas solares. Nos últimos 12 meses, as buscas no Google por termos como “investimento em usina solar” cresceram 271%, “usina solar rentabilidade” aumentaram 243% e “usina fotovoltaica investimento” cresceram 50%. Esses dados são de uma pesquisa realizada pela Descarbonize Soluções, abrangendo o período de abril de 2023 a março de 2024.

Cenário do mercado

Com a tendência crescente do uso de energia solar no Brasil, o mercado tem se ajustado para acompanhar essa evolução. Os preços dos painéis solares diminuíram em relação ao ano anterior, tornando o investimento ainda mais atraente. Essa redução de custos está diretamente ligada ao aumento da capacidade de produção dos fabricantes chineses, que são responsáveis por cerca de 90% dos painéis solares no mercado.


Tatiana Fischer, CMO da Descarbonize Soluções, comenta sobre o cenário energético brasileiro e enfatiza a importância de explorar o potencial do mercado de investimentos em energia solar. “O debate sobre energias limpas no Brasil tem ganhado força e nunca foi tão acessível para empreendedores e consumidores finais obterem fontes de energia sustentáveis e alinhadas com o crescimento do mercado. Antes, a sustentabilidade era vista como uma responsabilidade das grandes empresas, mas hoje a situação mudou, permitindo investimentos de vários portes, que proporcionam economia e lucro a médio e longo prazo”, explica Fischer.


Ela complementa: “A instalação de sistemas fotovoltaicos em residências ou empresas pode gerar retornos financeiros semelhantes ou até superiores aos investimentos de baixo risco. Estamos falando de investimentos importantes em um dos principais países produtores de energia solar no mundo.”

avatar ANIELE BERNST
Aniele Bernst
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5316 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?