Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Crédito ou débito?

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Fariasfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Crédito ou débito?
Criado em 26 FEV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Esta pergunta ao final de qualquer compra pode parecer uma decisão simples quando pensamos nas nossas finanças pessoais. Mas para a empresa, é simples também esta decisão?

Mas o qual é a função de cada um? Podem prejudicar a empresa?

O cartão de crédito funciona no esquema compre agora, pague depois, ou seja, os gastos não serão pagos no momento da compra, mas sim quando a fatura fechar. Um detalhe muito importante que ocorre é a redução de caixa para que a empresa possa arcar com essa despesa no final do mês. Este tipo de redução de caixa afeta diretamente em planos futuros que a empresa possui, seja ele um investimento que também poderá ser parcelado ou até mesmo nos gastos essenciais da empresa, como salário de funcionário, água e luz.

Já o cartão de débito usa o saldo da conta corrente para pagamento imediato das compras. A vantagem do débito é conseguir descontos com o fornecedor ou prestador de serviço e não ter parcelas futuras, porém o impacto dele no fluxo de caixa é muito grande, dependendo da empresa. Para utilizar o débito, a empresa precisa estar preparada para arcar com seus gastos e despesas mensais fora a utilização do débito.

Qual é mais vantajoso?

A modalidade mais vantajosa vai depender da saúde financeira da empresa! Sempre é bom poder parcelar, mas sim quando as taxas de juros forem realmente baixas e as contas não sejam atrasadas. Por outro lado, não ter nenhuma conta se estendendo é muito importante, mas a empresa precisa ter uma capacidade financeira maior, pois nem sempre o que a empresa precisa adquirir é barato.

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Farias
Analista e Administrador, atuo na rea de Servios Financeiros na Unidade de Ambiente e Negcios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na rea de Administrao de Vendas e Planejamento Estratgico.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4516 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?