Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Cosméticos lideram como setor do comércio mais procurado para dia das mães

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Cosméticos lideram como setor do comércio mais procurado para dia das mães
Criado em 19 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nos últimos anos se tornou mais difícil presentear as mães. Ao menos essa é uma das interpretações do estudo conduzido pela Agência Conversion sobre as principais buscas dos consumidores na internet com o termo Dia das Mães. Os usuários recorrem aos sites de pesquisa procurando inspiração e ofertas, mas, quando especificam o assunto presentes, a maior parte das consultas é feita de modo correlacionado aos cosméticos. 


O relatório da agência analisou o padrão de comportamento dos futuros compradores ao longo de um ano, no período de março de 2022 ao equivalente em 2023. Com base nisso, percebeu que duas grandes marcas de perfumaria e cosmética lideram a lista de prioridade, sendo O Boticário em 1º lugar, com 45.160 buscas, seguido da Natura, responsável por 13.100, e outra marca do segmento, Avon, que surge na 5ª posição, com 2.460 pesquisas. 

 

Fica evidente, portanto, que a maneira de presentear as mães brasileiras tem como predileção opções capazes de proporcionar minutos de descanso, relaxamento e autocuidado. Tudo isso demonstra a evolução da cultura, que, anteriormente, associava os presentes maternos unicamente com itens domésticos. 


Se os avanços dos movimentos de mulheres contribuíram para a oficialização, durante o governo Vargas, do segundo domingo de maio como o Dia das Mães, os debates contemporâneos, sem sombra de dúvida, auxiliam na mudança dos paradigmas sobre a maternagem. Afinal, o aumento de relatos sobre a maternidade real contribui com uma percepção empática, capaz de influenciar como elas podem e querem ser beneficiadas. 


Formas de presentear 


De acordo com um artigo divulgado pelo Google em 2019, esta data é, entre as sazonais, a que apresenta maior rapidez no crescimento de pesquisas. Devido ao potencial de atrair novos clientes, esse dia desempenha uma função importante para o comércio de maneira geral. No ano passado, segundo dados da Nuvemshop, ele foi fundamental para que o nicho de e-commerce alcançasse o faturamento de R$ 142 milhões na época festiva. 


A impecável performance comercial pode ser justificada pelo engajamento do consumidor e a capacidade inovadora do mercado. Nas lojas físicas e virtuais, é comum encontrar liquidações e produtos para todos os gostos e bolsos. E, embora os cosméticos sejam os queridinhos, compras mais robustas também simbolizam um gesto de amor, tanto que lojas e marketplaces somam mais de 9 mil buscas no documento feito pela Conversion. 


A presença do setor varejista na lista sobre os termos relacionados ao Dia das Mães e seus presentes não pode ser negligenciada. Mesmo porque o segmento utiliza do apelo sazonal para impulsionar as vendas. Assim, do outro lado, viabiliza uma possível renovação do guarda-roupa da mãe, aquisição de um celular mais moderno ou de uma TV maior e com melhor resolução. O fato é que essa data, definitivamente, não passa despercebida. 


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3815 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?