No momento em que o consumidor escolhe um produto, seja para cuidados com a pele, cabelo, unhas ou maquiagem, há uma tendência que sejam priorizados produtos que o façam sentir-se bem, seja pela alta performance de seus componentes ou respeito à natureza pelo fabricante.
Diante de tantas marcas, precisa de um esforço extra para conquistar a confiança dos consumidores, que desejam transparência tanto na fórmula do produto quanto como ele é produzido e inserido no mercado. Por isso é importante estar atualizado com as últimas tendências de comportamento e novas tecnologias.
Confira abaixo algumas tendências deste mercado:
#1. Transformação capilar
- Produtos finalizadores como spray fixador, gel, cera, pomada e mousse com formulação diferenciada tem atraído a atenção. Ativos como ácido hialurônico e extrato de lúpulo tem se mostrado eficaz nestes produtos da categoria styling.
- Colorações em tons de azul, rosa, verde ou lilás que antes era uma onda dos jovens agora está caindo no gosto de mulheres maduras também. Algumas marcas internacionais já estão investindo neste tipo de coloração trazendo diferente tonalidades e brilho intenso.
- Produtos de utilização simples, como pomada em pó que trazem volume e movimento para os cabelos, shampoo seco e maquiagem para retocar a raiz dos cabelos, facilitam a rotina e estão sendo cadas vez mais valorizados pelo consumidor.
#2. Cuidados com a pele
- A atratividade por empresas que se preocupam com a sustentabilidade e optam por produzir cosméticos de origem natural e não testado em animais vem aumentando, mas mais do que isso, a transparência é essencial, deixar claro ao consumidor o posicionamento da empresa (processo de fabricação, componentes etc.) é fundamentar para que ele possa escolher o produto que mais se identifica.
- Rotinas de beleza e cuidados com a pele dos coreanos, com produtos como sheet masks (máscaras em folha para a pele), sérum anti-idade, tônico, máscaras para dormir, água miscelar, dentre outros, vem sendo inspiração e conquistando espaço por aqui.
#3 Maquiagem para pele, olhos e boca
- Cores pigmentadas e ousadas voltam a ganham espaço perante as tonalidades nudes que estiveram em alta por muito tempo. Paletas coloridas (tons de rosa, azul, laranja, etc) e com muito brilho serão promissoras, bem como pigmentos pelorados, bronzers e iluminadores para dar o efeito glow na pele.
- Beleza inclusiva: apostar em maquiagens que atenda as individualidades, com produtos mais customizados que atenda diferentes tons e tipos de peles. Produtos sem foco de gênero que podem ser utilizados por ambos os sexos também serão importantes para decisão de compra deste novo perfil de consumo.