Alguma vez você iniciou a ler um texto e não conseguiu parar até que chegasse ao final? Bom... Se isso aconteceu é porque o autor possuía conhecimento em copywriting.
A escrita persuasiva é muito utilizada no marketing digital para convencer as pessoas a tomarem uma ação que o autor definiu como objetivo. Ela pode ser de comprar um produto/serviço, se inscrever em um evento online, entrar em contato para mais informações, etc.
Um texto bem feito prende a atenção do leitor e mexe com as suas emoções, por isso funciona tão bem. Já os ruins dificilmente convertem. Em nosso artigo de hoje vamos elencar os três principais erros que as pessoas cometem ao escrever um testo de vendas.
ERRO Nº 1: Falar somente sobre as características do seu produto/serviço e esquecer dos benefícios
Quando alguém decide comprar algo, ela não deseja comprar o produto ou serviço, ela deseja comprar a TRANSFORMAÇÃO que isso vai trazer para ela. Um exemplo clássico é que as pessoas não assinam um plano de academia porque o prédio é bonito e os equipamentos são de última geração. Claro que isso é importante, mas quando o potencial cliente este prestes a tomar essa decisão ele está pensando em qualidade de vida, sonho de um corpo perfeito, etc. E isso são benefícios que a academia vão entregar para ele.
Então #ficaadica, pare de descrever se o seu produto é laranjado ou azul, e fale do que ele é capaz de fazer.
ERRO Nº 2: Não conhecer o público-alvo
O erro número dois vem de encontro com o primeiro.
Acontecem (e muitos) casos em que a copy está explorando desejos que não existem, ou então, falando sobre objeções que não são verdadeiras. É de extrema importância conhecer o público com que se está conversando. Somente assim a comunicação poderá ser efetiva e gerar resultado.
Um bom início de estudo de público-alvo é saber:
- Quais são as suas dores e necessidades?
- Quais são os seus desejos?
- Quais são os seus medos?
- E assim por diante...
Com tudo isso em mãos a conversa será mais fluída e direta aos pontos importantes para a pessoa que está lendo.
ERRO Nº 3: Promessas milagrosas
Emagreça 15 kg em uma semana!!!
Esse tipo de promessa não parece boa demais para ser verdade? E realmente, ela soa como uma promessa milagrosa (mentirosa).
No Brasil esse tipo de linguagem funcionou no passado, mas hoje o público já está 'vacinado' com esse tipo de coisa. O mercado vem se profissionalizando cada vez mais, porém ainda vemos esse tipo de anúncio circulando pela internet.
Mostre os benefícios e diferenciais do seu produto, converse com o leitor e sempre seja realista. Dessa maneira o cliente se sente satisfeito e você estará garantindo a perenidade do seu negócio.
Dicas de livros sobre CopyWriting
- As armas da persuasão de Robert B. Cialdini
Marketing de Conteúdo Épico de Joe Pulizzi
Ogilvy on Advertising de David Ogilvy
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