Além de ser um momento de descontração, a Copa do Mundo é uma oportunidade para vender mais no varejo. Diversas marcas pegam carona nesse evento para lançar novos produtos e serviços, já que o retorno positivo é certo: todo mundo está falando da Copa do Mundo.
E essa estratégia tem nome, chamamos Marketing de Emboscada. É nada mais do que aproveitar uma situação em que as pessoas já estejam comentando para levá-las até o seu negócio. Mas apenas falar sobre o evento em questão não é o suficiente, se fosse, a maioria das marcas de varejo estariam colecionando gols, não é mesmo?
O técnico é você. Saiba como se posicionar no campo:
O pior jogador é aquele que só observa a bola, que ignora todo o contexto e arrisca fazer gol contra. Para evitar essa situação, nada melhor do que definir uma estratégia.
Veja abaixo o infográfico que preparamos com dicas para garantir a sua vitória no varejo!
Com essas dicas, já deu para perceber que não existe uma fórmula mágica do sucesso. Mas com uma boa estratégia é possível faturar mais e até mesmo, limpar o estoque.
No jogo de futebol, o atacante é responsável pela maioria dos gols marcados pelo time, ele analisa o território para criar situações com boa chance de gol, e isso não é muito diferente no varejo. Antes de investir no Marketing de Emboscada, você precisa analisar o seu estoque, o seu caixa, os fornecedores, os valores dos produtos selecionados e também definir prazos.
Goleiro que é goleiro não permite que o time adversário marque pontos. Então, uma das estratégias para não ficar para trás no mercado, é analisar as ações dos concorrentes e perceber qual é a receptividade do seu público diante das ações dessas empresas, pois, dessa forma, é possível oferecer os produtos corretos, com diferencial no mercado e com preços melhores.
Você já percebeu que tudo é planejamento, certo? E isso tem a ver com o meio de campo, que evita golpes de adversários durante a partida através de uma análise prévia de campo. Para realizar mais vendas, verifique se o seu negócio tem o suporte necessário para assumir uma ação durante a Copa do Mundo, se é preciso contratar novos funcionários ou um delivery para a entrega de pedidos feitos, se for o caso.
Além de ter um bom posicionamento defensivo no campo, todo zagueiro precisa ter a habilidade de rápida tomada de decisão. Parece até que estamos falando do mercado de varejo, não é mesmo? Pois é, se você não se adaptar às mudanças do mercado, vai ficar para trás. Olha só as dicas que separamos para o seu negócio nas redes sociais:
Para finalizar com chave de ouro, temos o juiz. Sua missão é garantir que todas as regras do jogo sejam cumpridas e, para isso, é preciso se atentar às faltas praticadas e controlar o tempo de duração da partida. E isso deve ser praticado no seu negócio de varejo também! Análise todos os resultados da sua estratégia, anote as faltas e defina o tempo necessário de campanha.
Gostou das dicas? Temos mais conteúdos esperando por você na Comunidade Sebrae Varejo. Acesse mais dicas e experiências compartilhadas que vão te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora.