Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Controle financeiro - Necessidade e importância

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Fariasfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Controle financeiro - Necessidade e importância
Criado em 29 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O que é o controle financeiro?

O controle financeiro baseia-se avaliação da condição financeira da empresa e na coordenação das atividades para essa finalidade. É através de relatórios financeiros que esse controle é possível. Assim, baseia-se em dados patrimoniais e na situação do fluxo de caixa da empresa.

O processo de controle financeiro e do fluxo de caixa se baseia no registro de contas. Ou seja, das contas a pagar e a receber, registro de caixa das entradas e saídas, controle de estoque, controle bancário, entre outros.

Utilidade do controle financeiro:

  • O controle de capital;
  • A análise de viabilidade de projetos;
  • Identificar o volume de fundos;
  • Controlar eventuais desvios;
  • Prevê o excesso de fundos ou falta deles e
  • Auxilia no uso racional do dinheiro de acordo com a realidade e com os planos futuros da empresa.

A importância do controle financeiro para a empresa

O controle financeiro permite ao empresário e gestor, ter uma visão global da situação financeira da empresa e dos recursos monetários existentes e disponíveis no momento. Dessa forma, se existe algum desperdício ou falta de verba, o problema consegue ser diagnosticado mais rapidamente e resolvido. Isso também evita que outros problemas decorram.

Estruturar o orçamento da empresa com qualidade, permite que o planejamento aconteça e que um controle seja feito. Isso terá um impacto positivo em todos os processos, desde a definição de rotinas corporativas até a realização de fiscalizações.

Possibilidade de avaliar a realidade financeira da empresa e os investimentos possíveis e estratégicos que podem ser colocados em prática. Através da visão global do financeiro da empresa, o gestor e o empresário conseguem tirar do papel planos de expansão ou de mudanças na empresa que envolvam investimentos necessários.

Porém, a medida que um problema ocorre por conta do financeiro da empresa, em que as metas não são atingidas, o gestor pode identificar a origem do problema para solucioná-lo.

Muitas vezes, os setores estão investindo em produtos ou serviços desnecessários, o que configura um desperdício de recursos. Enquanto outros precisam de reforços e mais investimentos.

É importante sabe que o controle financeiro não é válido apenas para a administração e para o controle das finanças atuais da empresa, ou seja, apenas para os processos de curto prazo. Os de longo prazo também só são possíveis com um bom controle financeiro atual e futuro, planejando o que pode ser destinado para investimentos e o quanto será necessário para determinados objetivos da empresa.

 

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Farias
Analista e Administrador, atuo na rea de Servios Financeiros na Unidade de Ambiente e Negcios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na rea de Administrao de Vendas e Planejamento Estratgico.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4578 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?