Inúmeras empresas precisaram se moldar ao sistema de trabalho Home Office, por conta da pandemia da Covid-19. Algumas se adaptaram bem, outras nem tanto. Mas o que todas precisaram fazer foi: entender como o controle de jornada seria feito daqui para frente.
São muitas as facilidades que o controle de ponto online agrega às rotinas da gestão. O sistema modifica o processo de registro e o torna mais prático, eficiente e seguro para ambas as partes. Além de permitir que o colaborador bata o ponto de onde estiver, no sistema de Home Office, por exemplo, o colaborador pode registrar o ponto de casa.
Implantar essa tecnologia pode ajudar a aumentar a qualidade das informações obtidas e simplificar a sua análise. Mas quais são os benefícios de adotar esse sistema?
A operação se torna mais alinhada, já que as consultas podem ser feitas facilmente com relatórios disponibilizados na plataforma.
O grande diferencial de um sistema de controle de ponto digital é que ele permite que os colaboradores registrem o ponto de onde estiverem e ainda assim, salva todas as informações da jornada de trabalho na nuvem.
Ou seja, um controle de jornada totalmente descentralizado e eficiente. Evite que o RH ou DP gaste horas coletando as informações de ponto, e permite que os funcionários peçam ajuste na jornada quando necessário de suas casas.
Além disso, um sistema digital também permite:
Com a opção de geolocalização ativada dentro de um sistema, os gestores e RH conseguem extrair informações de onde o colaborador está batendo o ponto, mesmo que ele edite o endereço no momento do registro nos relatórios de AFD e AFDT aparecem as edições feitas. Garantindo assim a veracidade das informações com relação registro de ponto
Com o controle de ponto digital, gestores conseguem visualizar em tempo real quem está em jornada, quem está atrasado, quem possui banco de horas, entre outros.
É possível extrair diversos relatórios gerenciais. Alguns deles são: relatório de horas extras, auditoria, atrasos, absenteísmo, registro de ponto, folga, sobreaviso, falta, entre tantos outros. Ou seja, qualquer informação que o RH precisa sobre registro de ponto e jornada de trabalho, as plataformas disponibilizam.