Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Contratação no Mundo da Beleza

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Contratação no Mundo da Beleza
Criado em 26 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O mercado da beleza é um dos mais democráticos que existem hoje em nosso país. Não há distinção de sexo, cor, idade, etnia ou formação. Qualquer pessoa pode ingressar nesse mercado a qualquer momento.

Por não termos uma regulamentação no mercado da beleza, não temos também a exigência de uma formação mínima para iniciar. O que facilita muito a entrada de novos profissionais a cada dia.

Porém, isso traz também um grande desafio para qualquer gestor: o recrutamento e seleção de bons profissionais.

E por isso eu quero te ajudar!

O processo seletivo é composto de alguns passos importantes e a cada passo você gestor, precisa conhecer e ter alguns cuidados essenciais. Vamos lá?

Primeiro Passo: O Recrutamento

Esse é o momento que você irá anunciar as vagas, é o passo onde você fala para o mercado que está buscando novos profissionais.

Antes de fazer qualquer anúncio, você precisa saber realmente o que está buscando. Qual é o perfil de profissional que você quer em sua equipe? E é muito importante que você primeiro olhe para o seu público.

Depois de traçar o perfil é o momento de anunciar a vaga.

Seja claro, específico naquilo que você quer. Ao anunciar a vaga, tenha clareza de como será a contratação, quais as condições e as regras de sua empresa.

Segundo Passo: Seleção

Durante o período de recrutamento você receberá o perfil de diversos candidatos e tem a missão agora de selecionar.

Tendo em mente o perfil que você traçou no início, você precisa avaliar cada candidato e entender se ele tem ou não as características e competências que você procura.

Terceiro Passo: Entrevista

Você precisa se preparar para o momento da entrevista. Não é apenas um bate papo descontraído. Você tem a missão de conhecer melhor aquela pessoa e identificar nela o perfil que procura.

Na entrevista você também fará uma avaliação visual dos cuidados do candidato com a própria aparência, o comportamento, o jeito de falar, a maneira como ele se expressa.

Durante a conversa você também deverá deixar claro as condições de contratação, as regras e a maneira de agir em sua empresa.

Quarto Passo: Teste

Como falamos de profissionais da área da beleza que farão o atendimento direto em seus clientes, você deve ser bastante cuidadoso no teste.

Avaliar o comportamento, o tempo gasto em cada serviço, a apresentação, o jeito de falar, a técnica usada, os cuidados com os equipamentos.

Quinto Passo: Integração

Após a contratação é muito importante que você faça um período de integração. Ou seja, um momento onde o seu profissional será apresentado para toda a equipe, conhecerá a cultura de sua empresa.

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3847 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?