Apontado em macrotendências, os consumidores buscarão cada vez mais por soluções que elevem o seu bem estar e que lhes ajudem a equilibrar sua saúde emocional. Os negócios devem ter no radar esse modo de consumo, pois os clientes estarão mais exigentes com as marcas que consomem.
Vivemos em um cenário de incertezas que nos faz considerar muito antes consumir, inclusive isso é apontado como uma das tendências no Guia do Sebrae 2020-21: Consumir somente o Necessário.
O que é uma tendência de consumo?
'Uma tendência é algo que ainda não é consumido pela grande massa do público, mas que possivelmente será. As empresas que conseguirem ser pioneiras estarão mais sólidas quando a demanda aumentar.'
Como incluir essa tendência em seu negócio?
Comece com uma análise do consumidor que pretende atender ou que já atende, reflita sobre cada uma das perguntas abaixo:
- Como são seus hábitos de consumo desse consumidor?
- O que ele considera como valor no processo de compra?
- Quais são os produtos essenciais para o seu dia-a-dia?
Não é necessário reinventar nenhum processo, existem alguns exemplos simples que você pode aplicar em seu negócio e que pode refletir essa tendência:
- Pense em incluir embalagens retornáveis para o seu cliente;
- Ofereça um trabalho de assistência técnica e reparos de seus produtos ao invés de forçar com que o cliente compre um novo produto. É claro que tudo dependendo do seu tipo de negócio, mas analise como você pode incluir isso em parte do seu negócio;
- Planos de assinatura, oferecer uma compra recorrente pode ser uma ótima oportunidade de negócio.
Marca japonesa cria Pijama para 'trabalhar em casa'
Durante o isolamento tivemos muitas mudanças em nossa rotina, uma delas foi a adoção do home office. Pensando nisso a marca japonesa Whatever Inc. criou uma linha de pijamas para trabalhar em casa. O design das peças focam no conforto, a parte de cima simula uma camisa social e a de baixo é composta por tecidos maleáveis e confortáveis. Uma ótima opção para quem quer estar bem apresentado nas vídeo-conferências sem perder o conforto.
Comunique
Aproveite ao máximo essa tendência, além de incluir no dia-a-dia do seu negócio, deixe claro para o consumidor os benefícios que você pode trazer a ele. Estruture uma comunicação adequada. Imagine que o objetivo do seu negócio é não estimular o consumo exagerado, então sua linguagem e comunicação precisa trazer esses pontos para o consumidor. Deixe claro que esse é um dos objetivos do seu negócio.
Gostou? Que tal incorporar essa tendência em seu negócio? Se você já faz alguma dessas coisas, deixa nos comentários.
Um abraço e até a próxima,