Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Consumir somente o necessário! Aproveite essa tendência em seu negócio

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Consumir somente o necessário! Aproveite essa tendência em seu negócio
Criado em 23 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Apontado em macrotendências, os consumidores buscarão cada vez mais por soluções que elevem o seu bem estar e que lhes ajudem a equilibrar sua saúde emocional. Os negócios devem ter no radar esse modo de consumo, pois os clientes estarão mais exigentes com as marcas que consomem.

Vivemos em um cenário de incertezas que nos faz considerar muito antes consumir, inclusive isso é apontado como uma das tendências no Guia do Sebrae 2020-21: Consumir somente o Necessário.

O que é uma tendência de consumo? 

'Uma tendência é algo que ainda não é consumido pela grande massa do público, mas que possivelmente será. As empresas que conseguirem ser pioneiras estarão mais sólidas quando a demanda aumentar.'

Análise de tendências


Como incluir essa tendência em seu negócio?

Comece com uma análise do consumidor que pretende atender ou que já atende, reflita sobre cada uma das perguntas abaixo:

  • Como são seus hábitos de consumo desse consumidor?
  • O que ele considera como valor no processo de compra?
  • Quais são os produtos essenciais para o seu dia-a-dia?

Não é necessário reinventar nenhum processo, existem alguns exemplos simples que você pode aplicar em seu negócio e que pode refletir essa tendência:

  • Pense em incluir embalagens retornáveis para o seu cliente;
  • Ofereça um trabalho de assistência técnica e reparos de seus produtos ao invés de forçar com que o cliente compre um novo produto. É claro que tudo dependendo do seu tipo de negócio, mas analise como você pode incluir isso em parte do seu negócio;
  • Planos de assinatura, oferecer uma compra recorrente pode ser uma ótima oportunidade de negócio.

Marca japonesa cria Pijama para 'trabalhar em casa'

Durante o isolamento tivemos muitas mudanças em nossa rotina, uma delas foi a adoção do home office. Pensando nisso a marca japonesa Whatever Inc. criou uma linha de pijamas para trabalhar em casa. O design das peças focam no conforto, a parte de cima simula uma camisa social e a de baixo é composta por tecidos maleáveis e confortáveis. Uma ótima opção para quem quer estar bem apresentado nas vídeo-conferências sem perder o conforto.

Comunique

Aproveite ao máximo essa tendência, além de incluir no dia-a-dia do seu negócio, deixe claro para o consumidor os benefícios que você pode trazer a ele. Estruture uma comunicação adequada. Imagine que o objetivo do seu negócio é não estimular o consumo exagerado, então sua linguagem e comunicação precisa trazer esses pontos para o consumidor. Deixe claro que esse é um dos objetivos do seu negócio.

Gostou? Que tal incorporar essa tendência em seu negócio? Se você já faz alguma dessas coisas, deixa nos comentários.

Um abraço e até a próxima,

Franciele Dulla 

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5614 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?