Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.keyboard_arrow_rightArtigos

Construtechs: entenda como startups de engenharia civil podem moldar o futuro da construção

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Construtechs: entenda como startups de engenharia civil podem moldar o futuro da construção
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Desde o ano de 2015, há um aumento assustador no número de startups distribuídas pelo Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Startups, entre os anos de 2015 e 2019, o número dessas empresas no país subiu de 4.151 para 12.727, um aumento de 207%.

A maior parte das startups brasileiras se enquadram em três tipos mais comuns:

  • Fintechs, focadas no setor financeiro,
  • Healthtechs, que atuam no setor de saúde e;
  • Startups de inteligência artificial.

No entanto, esse cenário vem mudando e novas empresas aplicam tecnologia a outros setores, como ocorre com as construtechs, focadas na construção civil. 

O que é uma construtech?

Construtech é o nome usado para startups voltadas para a área da construção civil. Do mesmo modo que toda startup, o objetivo da construtech é desenvolver meios e tecnologia para resolver os problemas do seu setor, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados e agilizar processos. Dessa maneira, embora muito menores que as empresas de grande calibre, as construtechs podem competir em pé de igualdade.

O alcance de uma construtech também não fica limitado apenas ao sítio de obras e sim em toda a cadeia de produção para o setor, como empreiteiras, incorporadoras e até mineradoras. 

Como é a experiência de trabalhar com uma construtech?

Oferecer soluções tecnológicas é só o primeiro passo, o segundo é ter um bom sistema de implementação da dita tecnologia. Partindo para um exemplo prático, digamos que uma determinada empresa contratou uma construtech para a instalação e manutenção de sensores nos medidores de água e energia elétrica para um prédio. A função da startup não é somente fornecer essa tecnologia, mas também ter profissionais que sejam qualificados para interpretar esses sinais e que cheguem a soluções para sanar o problema de forma rápida e eficiente. Ou mesmo de qualificarem terceiros para obter esses resultados e aplicarem as soluções predeterminadas.

Quais são as vantagens em utilizar construtechs?

Uma das vantagens de trabalhar com uma construtech é que a cadeia de informações é muito menor e menos burocrática, já que essas empresas funcionam com uma equipe reduzida de colaboradores. Vale ressaltar que a maioria desses funcionários são profissionais formados em engenharia civil ead ou presencial, com foco em desenvolvimento tecnológico.

Outro ponto positivo é que as construtechs possuem conhecimento e oferecem soluções inteligentes e eficientes para problemas que antes pareciam inevitáveis.

Vale destacar que a gestão de obras é a área mais impactada pelo emprego de uma construtech. O Brasil tem uma necessidade de evoluir os métodos construtivos e métodos de gestão nessa área, muitos atrasos e perda de dinheiro estão atrelados à má gestão de equipes e tempo, já com as práticas inovadoras de gestão das startups, as empresas que utilizam esse serviço conseguem se destacar das demais no mercado, uma vez que sua produtividade e eficiência são aprimorados em relação aos concorrentes.


E você sabia dessa modelação para o futuro das startups em construção civil?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
people 672 participantes
A proposta de valor da comunidade é promover a disseminação de conteúdos inovadores que impulsionem os participantes do ecossistema, na ampliação de conhecimentos, conexões, modelos de negócios, e o acesso a diferentes mercados relacionados as novas tecnologias do setor construção civil e mercado imobiliário.
fixo
Em alta
Metodologias Ágeis na Construção
17 ago. 2020Metodologias Ágeis na Construção
Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!
04 mai. 2022Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?