Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Construção da história coletiva do DTI São José dos Pinhais.

avatar NICOLAS NERING
Nicolas Neringfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Construção da história coletiva do DTI São José dos Pinhais.
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 24 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A implementação da Metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes é um grande desafio para os municípios, principalmente para aqueles de pequeno e médio porte. É comum que o turismo nem sempre seja entendido como uma parte importante da engrenagem econômica local. Porém, essa perspectiva vem mudando, com o entendimento que o turismo é uma excelente alternativa para diversificar a economia e proporcionar novos empregos e gerando renda. Para tanto, é necessário que a Governança local esteja organizada e coesa, e ainda, engajada com o desenvolvimento inteligente do turismo local.


Sob a perspectiva dos Destinos Turísticos Inteligentes, após a reunião dos atores da Governança do DTI local, é importante organizar o entendimento sobre os conceitos de DTI, e além disso, compreender como o grupo se vê perante esses conceitos. 


Considerando o caso de São José dos Pinhais (SJP), onde a Governança é a Câmara Técnica de Turismo Inteligente, incubada no Conselho de Desenvolvimento Econômico SJProspera, o primeiro passo, antes de quaisquer proposições de ações, foi a construção da história coletiva do DTI SJP.


O grupo foi reunido e foram provocados a imaginar como pretendem estar em um horizonte de 10 anos, até 2033. Assim, cada um pôde contribuir com seu olhar, com suas vivências em suas áreas de atuação. Como o grupo é formado por diferentes segmentos, a construção levou em consideração todas essas realidades, sempre observando os 04 eixos do DTI (Tecnologia, Experiência, Governança e Sustentabilidade). 


Assim, a história coletiva da Câmara Técnica de Turismo Inteligente de São José dos Pinhais ficou da seguinte maneira:  

1 - Era uma vez, São José dos Pinhais, que por muito tempo ficou conhecida apenas como uma cidade dormitório e industrial. No entanto, ela experimenta um crescimento exponencial e o turismo começa a despontar pelas belas paisagens naturais, pela rica biodiversidade, pelo patrimônio étnico e cultural e pela gastronomia única. 


2 - Para continuar a sua ascensão e alcançar o status de um destino turístico inteligente, São José dos Pinhais integra inovação e tecnologia em todos os aspectos da cidade. A oferta turística diversificada, segura, confiável e sustentável sai do óbvio e passa a ser relevante para a economia e para a sociedade, conectando e integrando comunidades e setores econômicos.


3 - Como um destino de turismo inteligente, São José dos Pinhais oferece conectividade em todo o seu território o que permite aos turistas acessar informações sobre a cidade e os atrativos turísticos na palma da mão em qualquer lugar, a qualquer momento.


4 - A mobilidade no território foi facilitada com a criação de soluções de transporte eficientes, sustentáveis e integradas para atender às necessidades dos moradores e visitantes. Isso envolve a diversificação e a integração de modais de transporte aliada a tecnologia e a sustentabilidade para uma mobilidade eficiente e uma experiencia turística mais agradável e fluída.


5 - O turismo em São José dos Pinhais passa a ser sinônimo de acessibilidade e inclusão e garante a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas, a oportunidade de desfrutar das experiências turísticas. A oferta turística acessível e inclusiva atende além das pessoas com deficiência, também a sociedade como um todo por democratizar o turismo.


6 - A promoção e o marketing comunicam de forma estratégica os produtos oferecidos, com suas rotas bem estruturadas, sua gastronomia que associa tradição e inovação, sua diversidade cultural valorizada, seus profissionais de qualidade dando visibilidade a São José dos Pinhais tanto no âmbito local, quanto regional, nacional e internacional.


7 - Todos os segmentos do turismo, seja ele gastronômico, rural, de natureza, de negócio, entre outros, é tratado de maneira sustentável e responsável. Paradigmas são quebrados por meio do turismo, em especial relacionados a setores muito presentes no território como a agroindústria e agricultura familiar trazendo uma visão responsável da agropecuária.


8 - O reconhecimento de SJP com um DTI é fruto da combinação entre natureza, história e cultura associada ao uso inteligente de novas tecnologias que traz maior conhecimento do território, de seus serviços e soluções turísticas. A colaboração entre o setor público, privado, academia e sociedade organizada também é essencial para a consolidação do destino com um DTI e para proporcionar uma jornada de experiência turística surpreendente, tanto para os visitantes quanto para os moradores locais.


avatar NICOLAS NERING
Nicolas Nering
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?