Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

PODCAST - MEI: Aprenda a fazer a gestão do seu negócio de forma assertiva

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
PODCAST - MEI: Aprenda a fazer a gestão do seu negócio de forma assertiva
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 31 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Nesse episódio do Connect Cast falamos sobre os Microempreendedores individuais. Tornar-se um MEI é uma forma simplificada de formalizar legalmente pequenos negócios, principalmente aqueles operados por pessoas físicas que atuam como autônomos.



Já de início, vamos deixar alguns links úteis para você!


Portal do Empreendedor - https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor 

Onde encontro uma SE - https://app2.pr.sebrae.com.br/sala-digital/consultar-sala 

Comunidade Vida de MEI - https://sebraepr.com.br/comunidade/comunidade-page/vida-de-mei 

Portal Simples Nacional - http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ 

Emissor de nota fiscal eletrônica Sebrae - https://sebrae.com.br/sites/portalsebrae/produtoseservicos/emissornfe 




Para se enquadrar como MEI, o empreendedor deve ter faturamento anual de até R$ 81 mil e exercer uma das atividades permitidas pela lei, que incluem serviços de beleza, reparos domésticos, alimentação, comércio varejista, entre outras. No podcast comentamos que esse faturamento pode ser variável, dependendo do mês em que foi efetuada a formalização, ou seja, o faturamento anual deve ser proporcional aos meses de atividade do empreendedor.



O registro como MEI garante ao empreendedor benefícios como a obtenção de um CNPJ, inscrição na Previdência Social, acesso a serviços bancários, emissão de notas fiscais e isenção de alguns impostos federais. Além disso, o MEI pode contratar até um funcionário com salário mínimo ou piso da categoria. 


Contudo, MEIs não podem formar sociedade, nem serem administradores de determinada empresa. Explicamos que isso é devido ao fato de MEIs poderem ter cadastrado apenas um CNPJ em seu CPF, e devem seguir uma das atividades permitidas para microempreendedores individuais. 


Ao longo da entrevista também falamos sobre as obrigações do MEI, como o pagamento das contribuições mensais, a emissão de nota fiscal, manter um controle financeiro, entregar a Declaração Anual do Simples Nacional, manter as informações da empresa atualizadas, cumprir as obrigações trabalhistas e ambientais. 




O descumprimento dessas obrigações pode levar a sanções como multas e até a exclusão do MEI do regime tributário. Além disso, todo o processo de formalização e emissão de notas fiscais é gratuito pelo portal do GOV (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor). 


O Sebrae possui salas para te dar ainda mais suporte com a gestão do seu negócio, o melhor de tudo é que disponibilizamos esse serviço de forma gratuita. 


Quer conferir mais do que foi falado no ConnectCast? Assista ao episódio completo em nossos canais! 


https://www.youtube.com/watch?v=yd_kdPzTTuA



Espero que você curta esse conteúdo feito com todo o carinho!




Um abraço,

Bianca Becker | @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7398 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?