Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Como converter o conhecimento científico em inovação para a sociedade?

avatar EDIONE MAGALHAES MOTTA
Edione Magalhaes Mottafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como converter o conhecimento científico em inovação para a sociedade?
Criado em 17 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Empreendedorismo, a Inovação e a Propriedade Intelectual são temas cada vez mais discutidos no meio acadêmico, o que pode ser observado ao se visualizar a inclusão no menu dos tópicos Patentes e Registros e Inovação disponíveis atualmente na Plataforma Lattes e, também, pelo MCTI, que, desde 2012, possibilita que as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) encaminhem informações sobre suas políticas de propriedade intelectual, proteções requeridas e concedidas e contratos de licenciamento ou de transferência de tecnologia firmados, atendendo ao disposto no Art. 17 da Lei de Inovação Lei n. 10.973/2004 (BRASIL, 2004).

É muito importante debater sobre a apropriação do conhecimento produzido nas universidades e sobre as formas de convertê-lo em produtos comercializáveis e inovações que beneficiem a sociedade. A patente é a publicação capaz de proteger tanto a descrição do conhecimento científico descoberto quanto a sua aplicação, embora este ainda seja um recurso pouco requerido pelas instituições de ensino e seus pesquisadores, que preferem publicar artigos científicos em revistas indexadas.

A produção científica é o resultado da pesquisa básica, também chamada de pesquisa pura ou fundamental, que apresenta como resultados, em sua maioria, artigos científicos publicados em revistas especializadas e indexadas. Já a produção tecnológica, é o produto da pesquisa aplicada e experimental, que, diferentemente da pesquisa básica, visa não apenas à geração do conhecimento, mas a sua aplicação prática, resultando em novas tecnologias.

Ao se verificar o volume de publicações científicas revisadas por pares e o volume de depósitos de pedidos de patentes pode-se obter alguns indicadores sobre a capacidade científica e tecnológica de uma instituição ou de um determinado local do país ou do mundo.

As universidades brasileiras vêm recebendo críticas em relação à falta de fomento para as pesquisas básicas e se encontram numa situação singular, que parece promover a importância de repensar a aceitação da introdução da inovação dentro das universidades e explorar um pouco os benefícios da inovação aplicada à sociedade.

A Universidade tem sido convidada a dialogar com o setor produtivo e participar mais ativamente do desenvolvimento econômico e isso a tem provocado a repensar e a redefinir o seu papel em busca de um novo modelo.

Mais do que pedidos de patentes, é preciso políticas e ações que visem a transferência de tecnologias para o mercado. A patente, apesar de constituir um importante indicador de inovação para o país, por si só não traz os benefícios da inovação. Como exemplo, podemos citar o que aconteceu com as universidades chinesas, que embora tenham se engajado ativamente em atividades de solicitação de patente, um grande número desses produtos de inovação acadêmica não havia sido transferido para as indústrias. Invenções que não podem ser comercializadas são um grande desperdício de recursos e de recursos públicos.

Este é um fragmento de um artigo publicado na Revista Cadernos de Prospecção. Leia o texto completo em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/32767/20134

avatar EDIONE MAGALHAES MOTTA
Edione Magalhaes Motta
Consultora empresarial com MBA em Gesto Estratgica de Negcios. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferncia de Tecnologia para a Inovao.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1325 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?