Os habitats de inovação são espaços diferenciados, propícios para que as inovações ocorram, e que estimulam o compartilhamento de conhecimento e informações, promovem networking e proporcionam experiências criativas e inovadoras, a fim de desenvolver o empreendedorismo, minimizar os riscos e maximizar os resultados associados aos negócios diante do trabalho colaborativo.
Permitem também a integração da tríplice hélice da inovação e procuram unir talento, tecnologia, capital e muito conhecimento para fomentar grandes potenciais empreendedores. Diversos são os tipos de habitats de inovação, dentre eles podemos destacar alguns:
Cidades intensivas em conhecimento, Cidades Inteligentes, Parques, sejam eles os científicos e os tecnológicos, Parques de Inovação, Parques de Pesquisa, Centros de Inovação, Pré-incubadoras, Incubadoras, Aceleradoras, Coworking e Makespace/LAB, Núcleos de Inovação Tecnológica, que são regulamentados e buscam realizar a interação, Universidade-empresa para gerir a política de inovação.
Assim, podemos dizer que indiferente do tipo de habitat de inovação, sua missão é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de inovações, desafiando os rumos e tendências na área, ajudando, assim, diversas instituições a incentivarem o desenvolvimento no ambiente no qual estão inseridas ou fazem parte.
Se você tem interesse em ter acesso a essas experiências para fortalecer ainda mais seu negócio, pois pôde perceber que há diversos caminhos para alavancar sua ideia ou sua startup, procure o habitat de inovação mais próximo de você!
Você já conhece algum habitat de inovação?