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Conheça os novos recursos de agendamento no Instagram

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Conheça os novos recursos de agendamento no Instagram
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 JAN. 2023
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Com a correria do dia-a-dia, aposto que você certamente já desejou que o dia tivesse mais do que 24 horas. Essa sensação de estar constantemente "correndo contra o tempo" é mais frequente ainda entre empreendedores, especialmente os de micro e pequenas empresas, responsáveis também por administrar a divulgação da empresa nas redes sociais. 


Nesse sentido, quando se trata de realizar um marketing efetivo e expor seu produto ou e-commerce para clientes em potencial, o Instagram é uma excelente ferramenta. Agora, a plataforma lançou mais um recurso para otimizar seu tempo: a possibilidade de agendar posts com antecedência. 


Você pode agendar as suas publicações de duas formas no Instagram: utilizando o Facebook ou ferramentas para Instagram voltadas à automação. A seguir, você vai conhecer os novos recursos de agendamento de posts no Instagram e entender como eles podem te ajudar a distribuir seu conteúdo para mais clientes. 


É possível fazer o agendamento de posts no Instagram?


De acordo com o Instagram, o agendamento da postagem de fotos, stories e Reels ainda está em período de testes. Em comunicado oficial, o grupo Meta afirmou, em dezembro de 2022, que ainda não há uma previsão de lançamento para a capacidade de programar conteúdos no Instagram. 


Até o momento, a novidade foi liberada para poucas contas comerciais, e ainda não há uma previsão para seu lançamento definitivo na plataforma.


Como funciona o novo recurso de agendamento de posts no Instagram


De acordo com o Instagram, o agendamento da postagem de fotos, stories e Reels poderá ser feito por até 75 dias. Primeiramente, o mais indicado é atualizar seu app e conferir se o seu usuário já tem acesso ao novo recurso. Até o momento, o recurso foi liberado apenas para criadores de conteúdo e empresas, mas não para usuários comuns.


Caso ele já esteja liberado na sua conta, basta acessar as "Configurações Avançadas" e criar um post. Feito isso, selecione o botão "Agendar esta postagem", preencha a data e hora de acordo com as preferências do usuário e, por fim, clique em agendar.


Após concluir o processo, as fotos, stories e reels agendados ficarão registrados na seção de "conteúdo agendado", que fica no menu de três linhas horizontais na página de perfil do usuário. 


Além do aspecto de inovação, o novo recurso liberado pelo Instagram também ajuda os usuários no quesito praticidade, pois antes, só era possível programar posts com ferramentas externas ao Instagram, as quais só funcionam em computadores, e não no celular. 


Quais são os recursos que já existem no Instagram


Antes do agendamento ser liberado pelo próprio Instagram, já era possível programar a postagem de fotos por meio de dois recursos:  com o Estúdio de Criação do Facebook, que é gratuito, ou com ferramentas de automação, que são soluções pagas. Porém, esses recursos só podem ser usados pelo computador. 


Estúdio de Criação do Facebook 


A vantagem do Estúdio de Criação é que, além da possibilidade de programar posts tanto no Instagram quanto no Facebook, você também consegue acompanhar as métricas de curtidas, visualizações, compartilhamentos e salvamentos dos seus conteúdos. Já a principal desvantagem é que o Estúdio não consegue agendar stories, apenas uma mídia no feed ou no IGTV.


Para utilizar esse recurso para programar posts no Instagram, é preciso ter um perfil comercial do Instagram, que pode ser criado desde o início, ou você pode migrar do perfil pessoal para o Instagram Business. 


Primeiro, acesse o Estúdio de Criação do Facebook e, na tela inicial da plataforma, clique em um botão com o ícone do Instagram, na parte superior, para acessar as ferramentas de integração com a rede social. 


Em seguida, faça o login com a sua conta no Instagram. A partir daí, você vai visualizar a tela inicial do Creator Studio. Em seguida, clique no botão create post ou crie uma publicação, no canto superior da tela.



Em seguida, uma janela é aberta para você fazer o upload da imagem ou do vídeo e personalizar sua postagem, escrevendo a legenda, adicionando a localização ou marcando pessoas, caso seja necessário.


Depois de personalizar seu post, existem três opções: programar o post, salvar a publicação como rascunho ou publicá-la na hora. Para agendá-lo, clique no botão schedule ou horário e, em seguida, escolha o dia e horário de publicação.


Ferramentas de automação (soluções pagas)


Além do Facebook Studio, existem outras opções como as ferramentas de automação, que são soluções pagas. Elas também oferecem organização, planejamento, calendário de publicações, impulsionamento de posts, relatórios de métricas, gerenciamento de anúncios, personalizados e publicações em diversos formatos e para diferentes plataformas. 


O que é um diferencial, considerando que o Estúdio de Criação do Facebook só permite publicações no próprio Facebook e no Instagram. Essas ferramentas permitem que você publique no LinkedIn, Youtube e demais redes.


Dentre elas podemos citar: mLabs; Later; Etus; Hootsuite; Buffer; Postgrain e Preview e com tantas opções, você com certeza vai achar uma que satisfaça as suas necessidades e caiba no seu orçamento.


Quais são os novos recursos no Instagram



Além do agendamento de posts, stories e reels dentro da própria plataforma, o Instagram liberou o recurso chamado Conquistas. A ferramenta visa ampliar o uso dos usuários no Reels, para fazer frente ao Tik Tok. 


As "conquistas" são desbloqueadas à medida que determinadas ações são feitas como, por exemplo, colaborar com outro criador de conteúdo, tornar os Reels mais interativos, utilizar áudio, efeitos de tendência e criar mais de um Reel por semana. Ao concluir o objetivo de alguma conquista, os criadores de conteúdo serão notificados e podem acompanhar suas conquistas selecionando o botão "..." em qualquer Reel.


Como o agendamento pode te ajudar nas postagens

  • Mantém a constância das publicações: Com o agendamento, é possível prevenir imprevistos e manter seu feed sempre atualizado e com novos conteúdos, mantendo a frequência de publicações e fidelizando seu público;

  • Viabiliza a análise de resultados: o agendamento de postagens no Instagram, seja por uma ferramenta externa ou pelo próprio app, te ajuda a visualizar e entender os resultados de suas publicações através dos relatórios de desempenho gerados por essas ferramentas, otimizando sua estratégia de divulgação nas redes sociais;

  • Ajuda a manter o feed organizado: agendar os posts com antecedência permite planejar como você quer deixar a aparência do seu perfil, prestando mais atenção até mesmo na paleta de cores do seu usuário no Instagram. Para as empresas, investir em posts seguindo a identidade visual do seu negócio é uma ótima maneira de impulsionar as vendas pelo Instagram. 

 

Além das dicas relacionadas ao agendamento de posts, é importante prestar atenção na persona do seu negócio, ou seja, no cliente ideal do seu negócio, e os melhores horários para postar no Instagram. Mas independente das dificuldades no início, não deixe de investir nesse recurso e programe suas publicações com antecedência. 


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Um abraço, 


Bianca Becker / @biabeckerl


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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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