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Conheça as principais regras de etiqueta para eventos digitais

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Conheça as principais regras de etiqueta para eventos digitais
Criado em 02 JUL. 2021
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Pandemia e distanciamento social criaram novos comportamentos que precisam de atenção

Imagem:  Pexels 

O home office pressupõe certo relaxamento no modo de trabalhar. É possível, por exemplo, usar uma roupa mais informal, fazer as atividades no sofá, entre outras atitudes. Mas durante um evento on-line, tudo é permitido?

Depois de mais de um ano de pandemia e com os profissionais mais adaptados à nova realidade, a expectativa é que todos já sigam a etiqueta considerada adequada para as reuniões online. Na prática, muitas das regras de educação são as mesmas de um encontro presencial. 

Vale a pena ficar de olho nesses comportamentos. Até porque, segundo pesquisa da Hibou, cerca de 64,8% dos profissionais pretendem continuar em home office então, a expectativa é que parte do mercado de trabalho continue em casa, mesmo depois da pandemia. 

Quais são as regras de etiqueta para eventos digitais?

As regras de etiqueta para eventos digitais são semelhantes àquelas praticadas no dia a dia dos escritórios. Em uma reunião presencial, por exemplo, não é de bom tom fazer uma refeição - a menos que no encontro todos os participantes sejam convidados para um coffee break ou algo do tipo. 

Nas videoconferências, também não é de bom tom se alimentar em frente à tela. Tomar uma bebida, como café ou água, é aceitável. Porém, comer, ainda mais quando alguém está falando, pode soar grosseiro. 

Outra atitude que deve ser evitada é se levantar durante a reunião. Caso o profissional precise se ausentar - porque chegou uma correspondência, por exemplo - é necessário explicar para os outros participantes e pedir licença.

Também é interessante que o participante se preocupe com a aparência. Dependendo do evento e da empresa, não é necessário usar uma roupa formal. Mesmo assim, é aconselhável escolher peças neutras para se manter elegante no vídeo. 

No que diz respeito ao fundo, as plataformas possuem recursos que ajudam a esconder o ambiente em que o participante está. No Microsoft Teams, que é uma das principais ferramentas para reuniões on-line por exemplo, o usuário pode desfocar a paisagem ou adicionar uma imagem. Então, os profissionais não precisam se preocupar se o ambiente da casa está arrumado ou não, pois a tecnologia ajuda nesse sentido. 

Imagem: Pexels

Como melhorar a comunicação durante o evento on-line?

Existem alguns comportamentos que fazem parte da etiqueta social - e digital - que podem ajudar nos encontros pela internet. Confira os principais: 

  • Pontualidade: assim como em um encontro presencial, as pessoas se preparam para participar de um evento. Por isso, é importante ficar de olho no relógio para não entrar depois do horário. Caso precise atrasar, o profissional deve informar os outros participantes para que ninguém entre no evento sem saber se ele irá ocorrer;

  • Pauta: para que a reunião seja produtiva, é importante que ela tenha pontos pré-definidos que serão abordados. Assim, todos podem ir direto ao ponto e têm espaço para compartilhar as ideias;

  • Microfone: é necessário ter bastante cuidado para manter o dispositivo desligado, enquanto não estiver falando;

  • Respeito: independentemente de quem está falando, os profissionais precisam respeitar e não emitir opiniões que possam gerar conflitos (mesmo que seja um pensamento em voz alta). Muitas gafes já ocorreram quando as pessoas soltaram palavrões, por exemplo, sem imaginar que os outros estavam ouvindo.

  • Abrir espaço: durante a fala, é interessante mostrar que a reunião está aberta para que todos falem. Frases como se vocês tiverem dúvidas, podem me interromper e na prática, vocês podem estar se perguntando ajudam a aproximar o diálogo. 

Como visto, ainda que as regras para o home office sejam mais flexíveis - até porque os líderes não conseguem acompanhar as equipes de forma total -, isso não significa que tudo é permitido nas reuniões virtuais.

Detalhes como, manter a boa aparência, esperar os outros falarem e não se atrasar estão entre os comportamentos esperados por todos que participam dos encontros

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