Aqui vou apresentar para vocês de forma sucinta as principais ferramentas financeiras para o seu negócio, do nível básico ao avançado.
1 - Diário de Caixa: Essa ferramenta permite que você acompanhe, dia a dia as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa, para que você saiba para onde ele está indo.
2 - Controle de pagamento de tributos: Possibilita que você registre quais tributos devem ser pagos periodicamente, e também fornece espaço para você registrar o período em que este tributos devem ser pagos.
3 - Controle do fluxo de caixa: Apresenta as receitas e gastos futuros distribuídos por semana, permitindo uma visualização dos descompassos que ocasionalmente venham a ocorrer entre receitas e gastos.
4 - Cálculo do ganho unitário: Essa ferramenta auxilia no cálculo do ganho em dinheiro que o empresário obtém com a venda de seus produtos ou serviços.
5 - Demonstrativo de resultado: Apresenta o resultado mensal do negócio, ou seja, suas despesas e receitas, chegando no lucro líquido.
6 - Gestão de estoques: O objetivo desta ferramenta é auxiliar no controle dos estoques (produtos, matéria-prima e materiais). Ela ajudará a definir qual a quantidade mínima e máxima necessária de um determinado produto e também o momento ideal para realizar um novo pedido, evitando falta de produto ou seu excesso e geração de custos desnecessários.
7 - Controle de capital de giro: Este controle permite acompanhar a quantidade de dinheiro necessário para atender os compromissos do dia a dia da empresa.
Baixe no suas ferramentas no site do Sebrae.
E aí, gostou desse conteúdo? Me conta o que nos comentários