Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Conexão essencial: ferramentas digitais compõem 75% dos pequenos negócios

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Conexão essencial: ferramentas digitais compõem 75% dos pequenos negócios
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 10 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Pequenas empresas aproveitam a tendência digital para expandir, inovar e se manter relevantes


Você sabia que...


  • Três em cada quatro pequenas empresas no Brasil agora utilizam ferramentas digitais para conduzir seus negócios, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mudança para o digital parece não ter volta, e as empresas estão se adaptando a esse novo modelo.


  • As redes sociais atualmente desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos negócios, permitindo a interação com clientes e a promoção online. Outras ferramentas como sites, lojas online e marketplaces também continuam relevantes. Muitas delas se complementam e são essenciais para o sucesso do pequeno negócio.


  • De acordo com o Observatório de Dados da GoDaddy 2023, o Brasil lidera globalmente o uso de automação de marketing em pequenas empresas, com quase 70% delas utilizando ferramentas como e-mail marketing e relatórios automáticos.


  • Além disso, 40% das pequenas empresas no Brasil que ainda não possuem um site planejam criar um nos próximos três meses, e outros quase 50% desejam criá-lo em até um ano.


A importância da presença online nas empresas


Os empreendedores brasileiros estão cada vez mais reconhecendo a importância de ter uma presença online. As pequenas empresas têm utilizado variadas ferramentas para expandir as vendas e fidelizar clientes, como é o caso do uso do WhatsApp. As empresas investem cada vez mais em sua ampliação online, integração de ferramentas de mensagens e expansão de mercados.


A presença facilitadora do digital ajuda a empresa a valorizar a mão de obra humana utilizada e colocar mais energia e dinheiro nisso, como a contratação de serviço de tradução de documentos técnicos para empresas conseguirem expandir os seus negócios. Assim, a presença digital não apenas melhora a eficiência operacional, mas também proporciona um ambiente propício para valorizar e capacitar a força de trabalho humana.



O Papel das ferramentas digitais  


Softwares de gestão empresarial também ajudam as pequenas empresas a gerenciar suas finanças, organizar folhas de pagamento, controlar estoques e realizar outras operações essenciais de forma eficiente. Esse tipo de ferramenta digital desempenha um papel crucial na eficiência, produtividade e tomada de decisões estratégicas das pequenas empresas.


A pandemia de COVID-19 teve também um impacto significativo na aceleração da adoção de ferramentas digitais nos negócios de pequenas empresas no Brasil. Essa situação criou a necessidade urgente de adotar soluções digitais para manter as operações em andamento como vendas online, comunicação remota e gerenciamento de equipe.


A transformação digital provavelmente terá um impacto duradouro e moldará o futuro dos negócios e da economia digital.


As pequenas empresas demonstram essa tendência no Brasil, já que a digitalização se tornou uma parte fundamental do ambiente empresarial atual. 

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?