Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Comunidades Digitais - o que são?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Comunidades Digitais - o que são?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O que é uma comunidade online?


Na internet possuem diversos tipos de conteúdos, diversos canais de comunicação e na maioria das vezes, dificulta o acesso a determinados assuntos. Diante dessa necessidade, criaram-se as comunidades onlines, uma estrutura virtual onde existe esse filtro de informações, pessoas interessadas e empresas colaboradoras.


As comunidades online, surgiram com esse objetivo específico, são responsáveis por conectar pessoas com o mesmo interesse em um ambiente tão amplo como a internet. E, podem surgir a partir de páginas do Facebook, fóruns e diversos grupos de email, além de outros canais.


Essa ferramenta para as empresas pode trazer inúmeros benefícios, principalmente, vincular ainda mais o seu público, unindo pessoas, criando laços e facilitando a troca de experiências.


As comunidades online trazem inúmeros benefícios, mas de que forma podem beneficiar empresas?


Uma empresa que se mantém atenta a essa tendência e promove a interação entre os membros será a empresa que terá mais destaque e irá melhor se desenvolver no mercado.


É de fundamental importância que as empresas estejam ligadas a comunidades online, pois é onde o engajamento acontece. Ou seja, de nada adianta a empresa atender os desejos do público-alvo se ela não está na rede de usuários para que eles possuam essa troca de informações.


Vincular as comunidades online à empresa, além de trazer mais visualizações para a marca, é uma maneira de gerar cada vez mais conteúdos e ideias, entender as dúvidas e sugestões dos usuários, focando sempre em atender a demanda daquele mercado específico.


Essa relação, a partir da comunidade online, traz o benefício principal de confiança e proximidade entre cliente-empresa, pois a partir dessa participação o cliente se sente parte dessa comunidade, fortalecendo ainda mais os laços dessa relação consumidora. 


Como criar uma comunidade online

Já vimos a importância das comunidades online, agora, o que é preciso fazer para iniciar esse projeto?


1. Planejamento


Assim como para iniciar qualquer projeto é necessário planejamento, para criar uma comunidade online não é diferente. Pesquisar os canais e plataformas com mais acessos é a principal ferramenta para que a comunidade se desenvolva da melhor maneira e alcance o objetivo principal que é o engajamento entre os membros.


2. Público

A escolha do público também é de fundamental importância para que haja a interação necessária para a comunidade online.


O público precisa ser selecionado de acordo com o que será oferecido pela marca, para que haja interesse pelos assuntos abordados e, então, aconteça a interação desejada.


3. Ações

Administrar a comunidade e analisar o que está acontecendo faz parte, porém controlar tudo o que é dito, tudo o que é feito de forma extrema é um grande erro, pois desta forma o público fica constrangido em expor opinião e até mesmo levantar questionamentos a respeito de produtos e serviços.


Esse é o espaço adequado para as pessoas publicarem feedbacks e dar início a discussões, portanto, proporcione um ambiente agradável para tais questionamentos, promovendo assim a liberdade de expressão e interação.


4. Resultado

A melhor maneira de visualizar os resultados da comunidade é se certificando com relação aos engajamentos, discussões, e principalmente, se está ocorrendo interação entre o público-alvo. Sem esquecer de observar os feedbacks, é claro!


É importante monitorar o crescimento do público, se existem pessoas novas na comunidade, se são somente as mesmas que participam, se os conteúdos estão sendo realmente interessantes para sanar dúvidas e atingir o maior número de pessoas. Portanto, procure manter sempre em crescimento a interação e o engajamento.


Uma comunidade online com conteúdos interessantes, que presta os devidos esclarecimentos aos feedbacks do público, atendendo suas necessidades possui seguidores leais, desta forma o objetivo é alcançado e o resultado será o esperado.


E, investir recursos e ferramentas necessárias é a chave de todo crescimento em qualquer âmbito de negócio, principalmente nas comunidades online, por isso busque estar sempre atualizado a respeito da sua marca, dos desejos e sugestões do público-alvo para que o desenvolvimento da marca seja sempre contínuo.


Os benefícios das comunidades são tanto para as empresas que vinculam o cliente e promovem sugestões e esclarecimentos a respeito do produto, quanto para o cliente que se mantém informado e conectado a outras pessoas que também possam agregar a respeito de tal marca ou produto. Sem contar a relação mais participativa com a empresa sobre questões que envolvem o produto, promovendo, assim, o crescimento da marca.


Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae e tire suas dúvidas! 

Você pode deixar o seu comentário aqui, ligar para 0800 570 0800 ou nos chamar no WhatsApp clicando aqui


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 754 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?