Na internet possuem diversos tipos de conteúdos, diversos canais de comunicação e na maioria das vezes, dificulta o acesso a determinados assuntos. Diante dessa necessidade, criaram-se as comunidades onlines, uma estrutura virtual onde existe esse filtro de informações, pessoas interessadas e empresas colaboradoras.
As comunidades online, surgiram com esse objetivo específico, são responsáveis por conectar pessoas com o mesmo interesse em um ambiente tão amplo como a internet. E, podem surgir a partir de páginas do Facebook, fóruns e diversos grupos de email, além de outros canais.
Essa ferramenta para as empresas pode trazer inúmeros benefícios, principalmente, vincular ainda mais o seu público, unindo pessoas, criando laços e facilitando a troca de experiências.
Uma empresa que se mantém atenta a essa tendência e promove a interação entre os membros será a empresa que terá mais destaque e irá melhor se desenvolver no mercado.
É de fundamental importância que as empresas estejam ligadas a comunidades online, pois é onde o engajamento acontece. Ou seja, de nada adianta a empresa atender os desejos do público-alvo se ela não está na rede de usuários para que eles possuam essa troca de informações.
Vincular as comunidades online à empresa, além de trazer mais visualizações para a marca, é uma maneira de gerar cada vez mais conteúdos e ideias, entender as dúvidas e sugestões dos usuários, focando sempre em atender a demanda daquele mercado específico.
Essa relação, a partir da comunidade online, traz o benefício principal de confiança e proximidade entre cliente-empresa, pois a partir dessa participação o cliente se sente parte dessa comunidade, fortalecendo ainda mais os laços dessa relação consumidora.
Já vimos a importância das comunidades online, agora, o que é preciso fazer para iniciar esse projeto?
Assim como para iniciar qualquer projeto é necessário planejamento, para criar uma comunidade online não é diferente. Pesquisar os canais e plataformas com mais acessos é a principal ferramenta para que a comunidade se desenvolva da melhor maneira e alcance o objetivo principal que é o engajamento entre os membros.
A escolha do público também é de fundamental importância para que haja a interação necessária para a comunidade online.
O público precisa ser selecionado de acordo com o que será oferecido pela marca, para que haja interesse pelos assuntos abordados e, então, aconteça a interação desejada.
Administrar a comunidade e analisar o que está acontecendo faz parte, porém controlar tudo o que é dito, tudo o que é feito de forma extrema é um grande erro, pois desta forma o público fica constrangido em expor opinião e até mesmo levantar questionamentos a respeito de produtos e serviços.
Esse é o espaço adequado para as pessoas publicarem feedbacks e dar início a discussões, portanto, proporcione um ambiente agradável para tais questionamentos, promovendo assim a liberdade de expressão e interação.
A melhor maneira de visualizar os resultados da comunidade é se certificando com relação aos engajamentos, discussões, e principalmente, se está ocorrendo interação entre o público-alvo. Sem esquecer de observar os feedbacks, é claro!
É importante monitorar o crescimento do público, se existem pessoas novas na comunidade, se são somente as mesmas que participam, se os conteúdos estão sendo realmente interessantes para sanar dúvidas e atingir o maior número de pessoas. Portanto, procure manter sempre em crescimento a interação e o engajamento.
Uma comunidade online com conteúdos interessantes, que presta os devidos esclarecimentos aos feedbacks do público, atendendo suas necessidades possui seguidores leais, desta forma o objetivo é alcançado e o resultado será o esperado.
E, investir recursos e ferramentas necessárias é a chave de todo crescimento em qualquer âmbito de negócio, principalmente nas comunidades online, por isso busque estar sempre atualizado a respeito da sua marca, dos desejos e sugestões do público-alvo para que o desenvolvimento da marca seja sempre contínuo.
Os benefícios das comunidades são tanto para as empresas que vinculam o cliente e promovem sugestões e esclarecimentos a respeito do produto, quanto para o cliente que se mantém informado e conectado a outras pessoas que também possam agregar a respeito de tal marca ou produto. Sem contar a relação mais participativa com a empresa sobre questões que envolvem o produto, promovendo, assim, o crescimento da marca.
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