Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Comunicação em tempos de distanciamento social... Como lidar com isso?

avatar EDSON BOLES BATISTA
Edson Boles Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Comunicação em tempos de distanciamento social... Como lidar com isso?
Criado em 08 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nossos últimos meses têm sido marcados pelo distanciamento social necessário para contribuir na diminuição da propagação do coronavírus, e para que nossos compromissos pudessem ser cumpridos nos valemos com muito mais intensidade da tecnologia: usamos mensageiros instantâneos, redes sociais e videoconferências entre as diversas outras ferramentas disponíveis para que possamos nos comunicar com outras pessoas.

É aí que vem a pergunta: Como está a minha comunicação marcada pelo distanciamento social?

Para começar, não podemos esquecer que o processo de comunicação é muito mais complexo do que se imagina, são diversas as variáveis envolvidas: o conteúdo da conversa; a forma como escrevo ou falo; tom de voz e sua respectiva impostação e entonação; sem falar da linguagem não verbal que é responsável por boa parte do processo comunicativo (parte que fica prejudicada quando usamos ferramentas digitais). A mim faz falta o contato humano e sinto por conta disso que a comunicação ficar mais complexa. Não se esqueça que nos comunicamos mesmo sem sequer emitir uma única palavra!

Não fosse o bastante, junta-se a todas essas variáveis os modismos linguísticos que acabamos expostos de tempos em tempos, o famoso a nível de, o outro (oriundo do telemarketing americano que foi abrasileirado) o gerundismo, quem nunca ouviu vou estar transferindo sua ligação ou vou estar verificando sua solicitação, onde um apenas vou transferir ou vou verificar bastava. Mais recentemente ouvi de algumas pessoas aquela equipe está performando bem, e por aí vai...

         Outro termo que tem se tornado figurinha carimbada nas conversas é a assertividade, e esse em particular me chama muito a atenção, não raro escuto por aí nas rodas de conversa que acompanho pessoas utilizando a assertividade como sinônimo de acerto, talvez você já tenha ouvido: fulano de tal foi assertivo e completou a tarefa sem nenhum erro, veja que o radical das palavras é diferente, o verbo acertar se escreve com c, muito diferente de assertividade.

         E já que nosso assunto é comunicação em tempos de distanciamento social, quero esclarecer por que a conversa rumou para a assertividade, é, essa mesma tem uma relação direta com o processo de comunicação (não com acerto, certo?). Quando nos comunicamos temos quatro posturas básicas que podem ser adotadas: passiva; passivo-agressiva; agressiva e assertiva.

         Quero me ater apenas à assertiva que em poucas palavras pode ser descrita como a habilidade de dizer aquilo que precisa ser dito, o qual importa muito mais a forma como se diz do que o conteúdo dito.

A comunicação assertiva implica na atenção à fala e aos gestos, em ter embasamento sobre o assunto, falar de acontecimentos e não de pessoas, usar a inteligência emocional e o respeito a seu favor. Em situações de estresse para manter a postura assertiva, procure entender o outro, busque ouvir a essência da mensagem, cuide do momento já que muitas vezes é necessário parar um pouco para refletir sobre o que aconteceu antes de dar andamento em uma conversa, não há nada de errado em pedir um espaço para pensar e retomar a conversa em um momento mais adequado.

Por fim não esqueça que o contexto e circunstância a que estamos expostos por conta das questões sanitárias têm contribuído para que muitos de nós não consigamos acessar o melhor que existe dentro de si mesmo!

Para contribuir com a reflexão de como anda sua comunicação que tal um pouco de poesia? Me refiro a uma canção da música brasileira: Paciência que na voz de Lenine diz:

E o mundo vai girando cada vez mais veloz

A gente espera do mundo e o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência

https://www.youtube.com/watch?v=SWm1uvCRfvA

avatar EDSON BOLES BATISTA
Edson Boles Batista
Bacharel em Cincias Contbeis pela UNIOESTE, Especialista em Docncia, MBA's em Gesto Empresarial e Gesto de Recursos Humanos, Formao em Anlise Transacional pela UNAT - Brasil, Coaching Executivo Empresarial pela ABRACEM.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3989 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?