Será que a forma de se comunicar é realmente tão importante para uma empresa? Para uma experiência do cliente completa, acreditamos que sim!
Neste vídeo, Hélio Augusto, líder da equipe de vendas do Sebrae, fala sobre como uma comunicação assertiva tem sido cada vez mais valorizada pelos consumidores e a importância de ter um diálogo eficaz e objetivo para manter seus clientes por perto. Além disso, não basta ter preços justos ou uma variedade grande de produtos se você e sua empresa não se comunicam adequadamente com seu cliente.
Para isso, é importante que todos os colaboradores que lidam com atendimento sejam capacitados e as medidas sejam replicadas em todos os canais de comunicação da empresa, ok?
Dessa maneira, o principal ponto para atender os desejos e necessidades do seu cliente é ter empatia, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. A escuta ativa é uma ótima técnica para isso. Para praticá-la, é preciso garantir que está captando as informações e que o outro se sente ouvido, fazer perguntas e se adaptar ao tom e ritmo da conversa. Também é possível transmitir que há uma conexão verdadeira através da técnica do Rapport, onde se deve sorrir, ser otimista, ser paciente e buscar coisas em comum, por exemplo.
E é sempre bom lembrar: cliente satisfeito pode se tornar um cliente fiel!
E aí, vamos aplicar a comunicação assertiva nos seus negócios e melhorar a experiência do cliente? Você pode acessar mais conteúdos como esse participando da Comunidade Varejo! Vem!