Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Compre do Pequeno - Vendas pelas Redes Sociais

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Compre do Pequeno - Vendas pelas Redes Sociais
Criado em 22 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O grande desafio de hoje não são os canais de vendas, pois temos inúmeros à disposição, mas sim como encontrar a melhor forma de prospectar clientes dentro de cada um.

Muitos podem pensar que as redes sociais são destinadas ao entretenimento e o chamado marketing social, onde você consegue ganhar visibilidade. Mas, hoje é possível vender diretamente para o seu público-alvo por esses meios, uma forma ágil e eficaz, pois aproveita-se o impulso da compra.

Com o Movimento Compre do Pequeno, você poderá explorar esse tipo de venda para o seu negócio. Para te ajudar a desvendar esse mundo, talvez novo para você, de consumo pelas redes sociais, vamos apresentar algumas dicas práticas , confira o vídeo:

 

 

Faça uma pesquisa de mercado

Você precisa identificar quem é a sua buyer persona (é a realidade mais próxima do seu público-alvo). Para isso, é necessária uma pesquisa de mercado, analisar quais perfis de repetem entre seus clientes, identificar padrões e com esses dados, determinar:

  • Quais dores seus clientes possuem? O que está atrapalhando esta pessoa a alcançar seus objetivos e como a sua empresa pode ajudar.
  • O que os deixa feliz, satisfeitos? Qual o tipo de informação que mexe com essa persona.
  • Quais canais você encontra essa persona? Aqui entram as redes sociais.

Quando falamos em definir persona, você empresário, que conhece muito bem o que a sua empresa tem a oferecer, deve pensar em quais tipos de pessoas comprariam o seu produto e serviço, quais os costumes, formação, idade, o que ela gosta de fazer, ou seja, simular diferentes tipos de características que podem fazer parte do seu público-alvo e pensar em estratégias para cada um deles. Existem algumas ferramentas online que te ajudam a construir essas personas, como o Gerador de Personas da Resultados Digitais.

 

Entenda qual a melhor rede social para o seu negócio

Como adicionar conteúdo das Redes Sociais (Facebook, Instagram e Twitter) -  In9 Mídia Soluções Digitais

Você não precisa estar em todos os canais digitais para obter sucesso em vendas online, pelo contrário. Quanto mais assertiva for a sua estratégia, mais resultados sua empresa conseguirá com menos esforço.

Após conhecer sua persona, você irá identificar também quais os meios sociais digitais que ela utiliza e poderá segmentar sua estratégia de divulgação a partir daí. Entender, durante sua pesquisa de mercado, onde os seus concorrentes estão presentes e analisar o sucesso das estratégias deles nessas ferramentas.

Algumas das redes sociais mais populares são:

FACEBOOK - é um ótimo meio de venda direta ao consumidor e com ticket médio baixo, principalmente porque aqui você poderá utilizar bastante o gatilho de compra da urgência. Aqui as compras acontecem bastante por impulso, então para conseguir sucesso, deve-se trabalhar o emocional, alimentar os desejos do seu cliente em comprar.

O Facebook possui uma ferramenta chamada Audience Insights, onde você cria campanhas mais relevantes para o seu público-alvo e também permite conhecê-lo melhor.

INSTAGRAM - através da opção business, o seu perfil é convertido para comercial e você tem acesso a métricas e pode fazer anúncios interativos com seus seguidores. Nesta rede o visual e conteúdo fazem toda a diferença.

O processo de venda é um pouco mais lento, comparado ao Facebook, pois você precisa nutrir os usuários. Fotos, vídeos, conteúdo, enquetes, lives, interações. Muitas possibilidades e muito trabalho, porém permite um alcance enorme. Caso tenha um e-commerce, é possível integrá-lo ao Instagram, o que facilita a venda e ajuda nas compras por impulso.

TWITTER - é uma rede social mais dinâmica, onde é possível interagir com os seus prospects, se aproximar dos clientes e reforçar o poder da sua marca, publicar promoções. Também possui a opção business que auxilia na análise de métricas e criação de campanhas. Aqui não há um retorno grande em receita, principalmente, comparado ao esforço necessário.

 

Mantenha frequência

Não tem coisa que gera maior frustração do que pesquisar por uma empresa, entrar no Facebook e ver que a última postagem foi há 2 anos, não é? Isso gera o sentimento de que a empresa não existe mais, ou que não leva a sério o seu negócio, podendo gerar um desinteresse imediato .

A partir do momento que sua empresa está presente nas redes sociais, seja constante . Crie um calendário de postagens, pense nos conteúdos que vai apresentar, pesquise qual o melhor horário para suas publicações.

Lembre-se que esse caminho de vendas está ganhando muita força e empresas que se especializam e apresentam ao seu consumidor um trabalho de qualidade na divulgação ficam à frente dos seus concorrentes.

Gostou dessas dicas? Aproveite o Movimento Compre do Pequeno, essa ajuda que o Sebrae PR está proporcionando a vocês, pequenos empresários. O primeiro gatilho já está sendo despertado no seu público-alvo que é a importância do seu negócio no dia-a-dia deles, não perca tempo e divulgue seu negócio.

 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal

Estamos com atendimento online, para você empreendedor  

 

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2875 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?