Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCidade Empreendedorakeyboard_arrow_rightArtigos

Compras públicas: mais mercados, mais negócios!

avatar JULIANA JULIO CHAVES
Juliana Julio Chavesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Compras públicas: mais mercados, mais negócios!
Criado em 14 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Com a desaceleração do consumo, devido aos impactos negativos causados pela crise do coronavírus, as empresas estão com dificuldades diárias para manter a saúde financeira dos seus negócios.  

Há quem diga que a crise gera oportunidades, e, vender para o poder público pode ser uma boa alternativa para as micro e pequenas empresas superarem esse momento, afinal, este mercado não parou.

O governo é o maior comprador de todo país, e, as compras de bens e serviços, principalmente os essenciais ao combate a pandemia, vem acontecendo em ritmo acelerado.

Portanto, tornar-se um fornecedor do poder público poderá ser uma excelente oportunidade de ampliação do mercado, geração de receita e manter os negócios.

Os pequenos negócios possuem a Lei ao seu favor!

As compras públicas por pequenos negócios é o principal objetivo do capítulo de 'Acesso a Mercados', previsto na Lei Geral (LC 123/2006 e 147/2014). A legislação assegura o empresário a receber tratamento diferenciado e favorecido, nas compras governamentais, além de simplificar os processos licitatórios.

Para potencializar a implementação da lei, foi criado o Programa Compra Paraná, que visa estimular a participação dos pequenos empreendimentos nas compras públicas. Para isso, o escritório de compras (local virtual do programa, uma ferramenta pública e gratuita) possibilita ao empresário o acompanhamento das oportunidades, bem como, aproxima os compradores dos fornecedores.

Os benefícios se estendem para todos, pois através das compras públicas, o governo gera oportunidades de negócios para empresas.  Com isto é possível aumentar a oferta de emprego, elevar o poder de consumo das famílias, melhorar a distribuição de renda, a competitividade dos negócios e dinamismo econômico, bem como, proporcionar aumento na base de arrecadação municipal.

Ou seja, as contratações governamentais, com preferência pelos pequenos negócios, reflete uma política pública com foco no fortalecimento da economia e no desenvolvimento local.

 Desta forma, fortalecer os pequenos negócios, através do uso do poder de compra pública, contribui significativamente para o ciclo virtuoso do desenvolvimento.


Empresário, quer saber como fornecer para o governo durante a pandemia?

Clique no link abaixo:

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/galeriavideo/como-fornecer-para-o-governo-durante-a-pandemia,88e0cc29a0eb1710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Gostou? Deixa um like

Até a próxima!

avatar JULIANA JULIO CHAVES
Juliana Julio Chaves
Economista, especialista em Gestão Financeira e Gestão Pública. Atua como Educadora Financeira e proprietária da Geoturn Engenharia. favorite_outline Seguir Perfil
capa Cidade Empreendedora
Cidade Empreendedora
people 735 participantes
Essa comunidade tem por objetivo dialogar sobre boas práticas e desenvolvimento nos territórios e cidades do Paraná.
fixo
Em alta
Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
25 nov. 2023Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
11 out. 2022Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?