A aquisição de bens e serviços pelo setor público é fundamental para o funcionamento da máquina pública. O papel das micro e pequenas empresas é estratégico para o desenvolvimento local dos municípios brasileiros, haja vista o potencial de geração de renda e de emprego que isso pode proporcionar nos municípios.
Possuem um papel fundamental para o funcionamento da máquina pública, visto que o Estado pode utilizar seu poder de compra para desenvolver esse segmento da economia, implementando políticas públicas estratégicas para favorecer as micro e pequenas empresas.
A influência das micro e pequenas empresas está crescendo nesse ambiente de negócios, afinal, esse segmento representa em torno de 70% do pessoal ocupado em todo o país, gera em torno de 25% do PIB e respondem positivamente aos desafios da competitividade global.
De acordo com o Portal de Compras Públicas, As micro e pequenas empresas venceram 65,5% das compras públicas (processos homologados) realizadas em 2020. Ao todo, foram realizados mais de 95 mil processos de compras, movimentando um total de R$ 49,5 bilhões. Deste número, cerca de R$ 15 bilhões foram contratados com MPE.
Portanto, e apesar desse momento muito delicado por que passa o ambiente econômico, em função da pandemia, os números acima demonstram a potencialidade que os micros e pequenos empresários possuem para alavancar a economia e, como desafio, a taxa de mortalidade, crescente em função da crise, porém, caso tenham um ambiente mais favorável.
Com certeza esses empreendedores darão as respostas necessárias para fomentar o desenvolvimento do nosso país.