Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Compras.gov.br renova sistema, melhorando experiência dos usuários

avatar JULIANA MARINA SCHVENGER
Juliana Marina Schvengerfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Compras.gov.br renova sistema, melhorando experiência dos usuários
Criado em 16 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Compras.gov.br, antigo Comprasnet 4.0, sistema de compras oficial do Governo Federal, passou por diversas atualizações e apresenta uma nova interface, com diversas funcionalidades que foram incorporadas e que facilitam a participação dos micros e pequenos negócios como fornecedores de produtos e serviços para a administração pública. Um dos principais avanços dessas atualizações, está na preferência automática para as MPE, nas aquisições com valores abaixo de R$ 80 mil.

De acordo com a analista de desenvolvimento territorial do Sebrae, Denise Donati, a mudança cria um universo de oportunidades que serão amplamente usufruídas pelos pequenos negócios de todo país. “Temos agora um mercado específico, consideravelmente amplo, que será atendido por empresas de menor porte. São negociações de baixo risco para os empreendedores, com uma sistemática de vendas simplificada”, afirma.  Denise acrescenta ainda que o sistema está totalmente atualizado, de acordo com as legislações que preveem tratamento diferenciado para as MPE nas compras públicas.

As novidades no Compras.gov.br também estão presentes no aplicativo do sistema, que leva o mesmo nome e já está disponível na App Store e Google Play, com download gratuito. A ideia é que as funcionalidades e aplicabilidades sejam feitas com o celular, de forma simples e rápida. Na ferramenta mobile do Compras.gov.br, é possível fazer o credenciamento SICAF, assim como o cadastramento das linhas de fornecimento, para receber notificações específicas das suas áreas de atuação cadastradas. Ainda no primeiro semestre de 2022, os empresários poderão enviar propostas e lances usando o aplicativo.



O acesso ao ambiente online do Compras.gov.br foi atualizado e usuários já cadastrados no Gov.br entram automaticamente com o mesmo login. Dessa forma, com uma única porta de entrada, o fornecedor recebe informações para cumprir os requisitos Nível I do SICAF e garante acesso ao site para cadastramento no Compras.gov.br. Não existe mais a necessidade de obtenção de certificado digital, nem apresentação de documentação física nas unidades de cadastramento.

O Sistema de Compras passou por uma atualização de design e funcionalidade, apresentando uma nova área de trabalho mais simples e intuitiva. As salas de disputa entre compradores e fornecedores estão mais organizadas, com horários de início e fim automatizados, nova interface de chat, entre outras melhorias na experiência para o usuário. De acordo com Denise Donati, que coordena o projeto de Compras Governamentais do Sebrae, agora é fundamental que os empreendedores busquem conhecimentos de como participar do mercado das compras governamentais que movimenta, nas três esferas de governo, cerca de R$ 500 bilhões de reais/ano.

 “O Sebrae oferece cursos gratuitos sobre o tema compras governamentais e irá disponibilizar um tutorial sobre o aplicativo, que é a porta de entrada para se tornar um fornecedor público. Se pensarmos que há poucos anos, um empresário chegava a terceirizar o serviço de cadastramento e participação em licitações, e que agora ele pode fazer isso com o próprio celular, temos muito que comemorar”, observa a analista. Desde 2018, o Sebrae, por meio da parceria com o Ministério da Economia e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vem investindo esforços para aumentar a participação das pequenas empresas nas compras públicas. A modernização do Compras.gov.br e o lançamento do APP são conquistas da iniciativa.

avatar JULIANA MARINA SCHVENGER
Juliana Marina Schvenger
Formada em Ciências Contábeis pela Faculdade Santa Cruz Inove. Pós Graduada em Direito Empresarial, Gestão Estratégica de Negócios e Direito Administrativo Municipal. Funcionária do Sebrae/PR desde 2005 e com a função de Coordenadora Estadual de Acesso a Mercados Institucionais favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 786 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?