Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Comportamentos e atitudes proativas para tirar o planejamento do papel

avatar LUIZ AUGUSTO BUREI
Luiz Augusto Bureifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Comportamentos e atitudes proativas para tirar o planejamento do papel
Criado em 01 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O ato de planejar formalmente está fora da rotina de muitos pessoas, principalmente por desconhecerem os benefícios e ganhos na execução do pensar, tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Por outro lado, há uma parcela da população que já desfruta dos benefícios que este processo de reflexão propicia. Para estes, o tempo destinado ao planejamento é de fato percebido como investimento. Mas, mesmo dentro desse grupo que já executa o planejamento, existem ainda aqueles que, na rotina diária, esquecem o planejamento dentro da gaveta, usufruindo parcialmente das benesses do ato de planejar.

Informalmente, o planejamento acontece de várias formas. A mais tradicional de todas, ocorre na virada de ano. Neste dia as pessoas se permitem sonhar com aquela casa, em trocar de carro, com um emprego melhor e com maior remuneração, economizar, realizar um melhor controle financeiro... Planeja-se também uma maior dedicação ao trabalho, aos estudos, à família, ser um melhor cônjuge, pai, filho... Ser melhor e mais próspero, conquistando mais realizações e sucesso.  

A festividade cultural deste dia, somado às bebidas, fornece ao indivíduo uma permissão inconsciente em liberar sua criança interior. Esta ocasião é propícia para a libertação de alguns preconceitos e de crenças limitantes que impedem a imaginação e a criatividade. De maneira especial, neste dia, tem-se a permissão de sonhar e prometer, de dar asas a imaginação. 

Essa falta de permissão para o sentir, sonhar e realizar no dia a dia, para viver de maneira mais leve e criativa, de permitir à criança interior de se expressar, é resultante do modelo mental ou mindset que se adquire ao longo da vida. Na maioria das vezes, a modelagem que o mundo fornece é a não permissão de expressar e fazer. Essa falta de autonomia e liberdade conduz a um modelo mental não vencedor.

Olhe para dentro de si e analise, quantas desculpas tem contato para si mesmo, e pior tem acreditado nelas?

Por que preferimos dar desculpas esfarrapadas a dizer "não" logo de cara? -  UOL Universa
Carinhosamente chamo essas desculpas e invenções internas de bengalas.  Quantas bengalas tenho internamente me escorando e me impedindo de realizar meus sonhos, meus objetivos de vida?

Certa vez ouvi, não recordo com exatidão de quem, uma frase que trazia o seguinte contexto: o tamanho da incompetência está conectado com a quantidade de desculpas que invento, que falo, todos os dias, para mim e para os outros.

Indiferente do momento em que vivemos, colocar em prática o planejamento, tomando decisões conscientes, baseadas em dados e fatos de realidade são aspectos fundamentais de um modelo mental/mindset vencedor.  Somente isso é suficiente?                                   

Posso te contar alguns comportamentos e atitudes que me permitem evoluir pessoal e profissionalmente?

Identificar claramente a missão de vida: isso possibilita estabelecer objetivos e fornece permissões. Este artigo é resultante deste processo de reflexão e do desenvolvimento da inteligência comportamental e emocional.

Ter objetivos claros em mente. Saber o que se deseja e como obter é fundamental para uma trajetória sem auto-sabotagem, sem bengalas.

Fazer: Por a mão na massa é tão ou mais importante do que o ato de planejar. É necessário sempre avaliar se o que se está fazendo é uma estratégia, adequada, coerente e conveniente para cumprir/realizar a missão de vida. 

Método de trabalho e ferramentas que apoiam e direcionam a execução das atividades e ações, visando sempre alcançar seu objetivo maior. 

Capital Social: ser constituído e aperfeiçoado por uma equipe, isso possibilita o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, impregnando força e sinergia para atingir um propósito maior. 

Orientação profissional: Contar com a orientação e assessoria de um consultor e/ou psicólogo, para analisar como a auto-sabotagem têm interferido na realização dos objetivos, a partir da lógica do que já foi vivenciado. Numa perspectiva de futuro, ter um mentor e/ou coach potencializa as possibilidades de tomada de decisões mais assertivas, caminhando em direção ao sucesso, com base em um modelo mental vencedor.

Espiritualidade: Independente de religião, o lado espiritual atribui energia e crença contribuindo para a construção de uma base de princípios e valores que orientam o processo decisório. A sugestão é que você tenha um ídolo, uma referência espiritual.

Neutralize os sabotadores, monitore os sentimentos e pensamentos negativos. Não deixe eles interferirem no planejamento, em seus objetivos, nem permita a eles ofuscar sua missão de vida.

Identifique sempre um motivo para a ação. Planeje e, acima de tudo, faça!

Desfrute das realizações de sua vida!!

Luiz Augusto Burei | Rosecleia Burei Presa

Equipe Agroburei Agribusiness

avatar LUIZ AUGUSTO BUREI
Luiz Augusto Burei
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5415 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?