Vale a pena analisarmos os dados publicados pelo jornal Folha de São Paulo no domingo (19/07/2020) sobre a pesquisa da CNI/FBS feita com 2009 pessoas em todo o território nacional, demonstrando como o consumidor brasileiro tem se comportado e como pretende se comportar. Abaixo segue as conclusões que acredito serem as mais relevantes:
1) Não existe um Pânico Generalizado em relação a Pandemia
Apenas para 24% dos entrevistados no mês de junho o medo em relação a pandemia é muito grande, contudo a maioria da população possui medo médio, baixo ou nenhum. O que impacta quanto ao seu comportamento em sair de casa para ir ao supermercado ou lojas que tem permissão para funcionar.
2) Renda conta muito quando falamos de redução de gastos
Grande parte dos consumidores diminuíram seu consumo em função do medo de perder a renda ou pela perda parcial ou total de sua renda.
3) A maioria das pessoas reduziu seu consumo
Mais de 60% dos entrevistados reduziram seus gastos durante a quarentena, sendo destes, aproximadamente 1/3 teve uma redução muito grande
Abaixo algumas conclusões adicionais para ajudar o empreendedor a tomar suas decisões. Principalmente um alerta para os empresários instalados em Shopping Centers, bares e restaurantes
@leandrokrug01