Por favor faça um teste. Pegue uma folha de Papel A4 e uma caneta. Coloque a mão esquerda sobre o papel A4 e circunde a mão com traço da caneta. Feche a mão esquerda. Agora, com a mão esquerda sempre fechada, só abra quando for avisado, faça uma cópia fiel dos traços rugosos da palma da mão esquerda no desenho que está no papel. Pare de ler e tente. Completou o exercício? Se sim, abra a mão esquerda e confira se as rugosidades desenhadas no papel correspondem a de sua mão. Muito provavelmente não.
Pois é, seguidamente nos deparamos com empresários que centralizam as atividades em si e dizem que conhecem a empresa como a própria mão.
Será que conhecem mesmo? O fato é que a administração moderna prevê departamentalizações e a ocupação de funções com pessoas preparadas para elas. Com competências profissionais para exercer a função, muito provavelmente, estas pessoas sabem sobre a atividade mais do que o empresário que não precisa, necessariamente, ser o dono da sapiência suprema.
Trabalhar em time é um passo evolutivo para uma empresa alcançar outros patamares.
E este trabalho começa a partir do momento em que empresário derruba vaidades e passa a contar com pessoas melhores do que ele, ao seu lado, para o enfrentamento dos desafios cotidianos. Assim, com a descentralização, será possível a empresa manter-se competitiva e crescer, mesmo sem a presença do empresário. Há casos, inclusive com a pandemia, que o empresário fica doente e, com ele, a empresa também entra em sérias dificuldades, quando não fecha as portas. Afinal o negócio só depende dele.
Mas como ter pessoas preparadas ao seu lado? Usando o Sistema de Gestão Pelas Competências que analisa o conhecimento básico para a função (Saberes), a habilidade necessária para função (O que deve saber fazer na prática) e a atitude para exercer com excelência o posto (Comportamentos esperados). Definindo, claramente, o CHA (Conhecimento Habilidade e Atitude) é possível ter um entendimento prévio, mais claro e objetivo, do profissional que a empresa precisa. Assim, no momento de recrutar e, especialmente ao selecionar, a empresa buscará profissionais adequados ao que precisa. E não o que é muito comum: contrata por contratar por indicação, por amizade e, ai, a empresa tem de se adequar a falta de preparo do contratado, o que pode ser o início do fim.
Elas fazem análise pelas competências ao contratar e, também, anualmente, avaliam onde cada profissional está indo melhor e onde deixa a desejar. Mas de onde vem a base comparativa? Antes de selecionar ou avaliar alguém, os gestores da empresa, com o apoio do time, traçam o perfil ideal para aquela função, como já evidenciamos, em conhecimento, habilidade e atitude. Então há o perfil ideal descrito e a comparação dele com o desempenho de quem está chegando ou já está em atividades. Tendo esta base comparativa é possível selecionar melhor e, para quem está na casa, definir o que este profissional deve evoluir para atender as estratégias evolutivas do negócio.
Dentro dos programas de Gestão da Qualidade é possível desenvolver um bom organograma que define as funções e seus ocupantes e, em cima de cada função estabelecida, devem ser descritas as competências necessárias. Uma empresa que não tem qualquer cuidado com as competências para o bom exercício das atividades geralmente acaba, sem querer, contratando gente meia boca. E que tipo de resultados elas tendem a entregar? Mediano ou inferior a isso. Mas contratar um profissional bom é caro? Será que é caro mesmo? O que é caro? Caro é não resolver a necessidade da empresa para ser mais competitiva e lucrativa. Não são poucos os casos de trocarem um profissional por três e o desempenho piorar.
Você deve ter um time que esteja preparado para o que sua empresa precisa e resolva os desafios cotidianos sem tanta dependência. Empresa que fica se adaptando as deficiências de cada profissional que nela está atuando acaba estagnando ou sucumbindo. Pense e mude. Os benefícios diretos quem colherá é você e a lucratividade de seu negócio tende a ser outra.
Siga a comunidade Dia a Dia e compartilhe esse texto para que mais pessoas consumam e compartilhem conteúdos e conhecimentos!