Se você deseja vender seus produtos online, mas não tem as habilidades e/ou o tempo necessário para construir um site, o WhatsApp é o canal que pode ajudá-lo a alcançar seus clientes imediatamente, sem nenhum custo. O WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas mais usado no mundo; cerca de duas bilhões de pessoas o usam para se comunicar diariamente com amigos e familiares, passando mais tempo conversando do que em seus perfis do Facebook ou Instagram. Por isso, apesar de o WhatsApp não ter nascido como ferramenta de marketing, as empresas podem utilizar esse canal para vender seus produtos e/ou serviços. Então vamos entender como e o que você pode fazer com o aplicativo! Aqui está um breve resumo dos passos que você deve seguir para trazer sua loja para o WhatsApp: Passo 1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business O WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente na Play Store. Ele tem o objetivo de ajudar as empresas a criarem um perfil comercial no app. Sua funcionalidade e interface de usuário são muito semelhantes à versão tradicional do aplicativo. Passo 2. Crie uma página de negócios Depois de baixar e instalar o aplicativo em seu smartphone, você terá que criar seu perfil comercial: é importante observar que você não pode usar o mesmo número de telefone que já usa para o WhatsApp e precisará comprar um novo que será dedicado especificamente ao seu negócio. Quando o aplicativo estiver aberto, você será solicitado a verificar seu número de telefone, escolher o nome da sua empresa (não pode ser alterado posteriormente) e configurar uma foto de perfil. Para alterar seu perfil comercial do WhatsApp, você precisará: 1) Abrir o WhatsApp Business> clicar no botão Menu> Configurações> Configurações da empresa> Perfil; 2) Clique em Editar no canto superior direito; 3) Edite os campos e salve as alterações. Passo 3. Defina os horários de funcionamento, mensagens de boas-vindas e descrição do negócio Esta seção de configurações é uma das principais diferenças que você notará em relação ao aplicativo tradicional. A partir daqui você pode configurar: 1) O horário de funcionamento da sua empresa; 2) Uma mensagem de boas-vindas que será enviada assim que a primeira mensagem do cliente for recebida; 3) Mensagem de ausência, enviada quando contatado fora do horário de funcionamento; 4) Respostas rápidas que permitirão que você responda rapidamente às perguntas frequentes de seus usuários. Passo 4. Anuncie online e offline a presença da sua empresa no WhatsApp Neste ponto, você terá que garantir que os clientes o encontrem. Na verdade, no WhatsApp você não tem a possibilidade de ser pesquisado por nome ou localização; você terá que fornecer seu número de telefone para seus clientes para permitir que eles entrem em contato com você. Você pode fazer isso em sua loja física, imprimindo o número em sua placa ou em seus recibos, ou online em sua conta do Google My Business, em sua página do Facebook ou em seu site por meio de um widget de clique para conversar. Para os mais experientes em tecnologia, você pode até promover sua empresa com anúncios que levam o usuário a iniciar um bate-papo diretamente com você. Passo 5. Gerencie os chats recebidos e comece a vender Depois de seguir essas etapas, você pode finalmente começar a conversar com seus usuários e vender seus produtos e serviços. Agora é a sua vez: com base na natureza dos seus produtos e serviços, você pode usar esse canal de comunicação para orientar seus contatos na compra e, por que não, apoiá-los na fase de pós-venda? Quando o assunto é vendas, estabelecer um relacionamento saudável com os clientes é extremamente essencial. A melhor parte do WhatsApp é que ele permite interações rápidas, convenientes e informais que podem levar a relações mais fortes com o cliente. Vejamos alguns motivos pelos quais você deve incentivar as vendas no WhatsApp: Sendo altamente econômico, o WhatsApp poupa você dos gastos adicionais investidos na condução de conversas, contribuindo assim para muito lucro comercial; É simples de usar e possui recursos de mídia avançada, como compartilhamento de texto, imagem, gif e vídeo. O WhatsApp permite que você conduza conversas personalizadas com clientes em potencial; Com criptografia de ponta a ponta, todos os dados do usuário são protegidos. É seguro para as empresas se comunicarem com os consumidores. Por sua vez, ajuda a atrair melhor a confiança dos clientes; O WhatsApp permite que as empresas dominem conversas bilaterais e realizem interações diretas com os clientes. Isso tende a fortalecer a credibilidade do negócio. O WhatsApp permitirá que você alcance seus usuários onde quer que estejam e estabeleça um relacionamento pessoal com seu cliente, que se sentirá valorizado e estará propenso a comprar de você no futuro. Além disso, como você viu, usar essa ferramenta para apoiar seus clientes durante a fase de compra é simples e basicamente gratuito. E você, quais estratégias utiliza nas suas vendas pelo WhatsApp? Conte para a gente nos comentários!Como começar a vender pelo WhatsApp?
Vantagens de utilizar WhatsApp para vendas