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Como VENDER pelo WhatsApp Business todos os dias? Confira nossas 6 dicas incríveis!

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Como VENDER pelo WhatsApp Business todos os dias? Confira nossas 6 dicas incríveis!
Criado em 03 AGO. 2022
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Embora você provavelmente já tenha incluído plataformas como Instagram e Facebook em sua estratégia de mídia social, o WhatsApp pode ser igualmente importante para sua marca.


Isso mesmo! O WhatsApp não serve apenas para enviar mensagens de texto para seus colegas de trabalho ou conversar por vídeo com sua família em uma cidade diferente. Também pode ser usado para negócios.


O WhatsApp Business foi criado visando os proprietários de pequenas empresas. Ele pode ajudá-lo a se conectar com seus clientes e apoiá-los com atendimento ao consumidor imediato e personalizado.



Vantagens de usar o WhatsApp para negócios:


  • É grátis. As únicas cobranças que você pode receber são as cobranças de roaming de dados.

  • É confiável. Contanto que você esteja conectado ao Wi-Fi ou tenha dados móveis, você pode usar o WhatsApp para se comunicar com usuários de todo o mundo.

  • Está amplamente disponível. Existem usuários do WhatsApp em 180 países diferentes.

  • Não se trata apenas de mensagens de texto. Você pode usar o WhatsApp para mensagens de voz, chamadas e videochamadas, além de compartilhar fotos, vídeos, documentos ou sua localização.



Rede de contatos de qualidade



Há detalhes de estilo que ajudarão seus clientes a se sentirem mais confortáveis e, por outro lado, há alguns erros a serem evitados. O objetivo desta seção é aprender alguns truques para fazer com que os clientes o vejam como a melhor opção na hora de comprar.


O WhatsApp, como qualquer outro serviço de mensagens, está configurado para detectar e bloquear qualquer pessoa que envie publicidade em massa. Se você enviar textos genéricos, promoções visuais ou qualquer outra mensagem que seu cliente não queira, eles vão te considerar lixo eletrônico (também conhecido como SPAM) e te bloquear.


Use mensagens personalizadas que agreguem valor para o seu cliente e você verá a diferença!



Ótima ferramenta de relacionamento



Você precisa ser caloroso e aberto com o cliente para que ele o veja como alguém que será útil e agregará valor durante a compra.


A melhor maneira de fazer isso é falar com o cliente como você falaria com qualquer um de seus contatos, sempre sendo respeitoso. Seja amigável, mas não muito informal.


Lembre-se também de que as pessoas não querem ler uma enciclopédia toda vez que recebem uma mensagem sua! Esta é uma conversa em que a outra pessoa precisa sentir que você está fornecendo valor. Assim como faria com um amigo, envie mensagens curtas e diretas.


Você pode expressar emoções e dar um toque mais caloroso aos seus textos. Contanto que você não exagere com eles, isso ajudará você a se destacar.



Alguns exemplos de emojis que os vendedores nos mostraram:


  • Para qualquer momento que você queira indicar concordância ou seguir em frente;

  • Para se apresentar e cumprimentar os clientes;

  • Para criar cumplicidade (por exemplo, quando se fala em desconto por tempo limitado);

  • Quando você fornece informações que deseja que seu cliente lembre (por exemplo, seu nome, endereço ou informações pessoais).


Esqueça os grupos



Uma mensagem do WhatsApp que é enviada para várias pessoas da sua lista de assinantes de uma só vez, com apenas um clique, é chamada de mensagem de transmissão. Os destinatários verão a mensagem em seu bate-papo privado com você e poderão responder para iniciar uma conversa individual com sua marca. 


Se você não usar a API de negócios do WhatsApp, poderá enviar uma mensagem de transmissão apenas para os contatos que salvaram seus números. Não apenas isso, você não pode enviá-lo para mais de 256 pessoas ao mesmo tempo. Se você tiver uma lista de dez mil pessoas, seriam cerca de 40 listas! Não há análise ou funcionalidade de exportação de contatos.


Então, basicamente, não parece escalável, a menos que você use a API de negócios do WhatsApp e os modelos do aplicativo. Com eles, você pode enviar uma transmissão para qualquer pessoa que tenha optado por receber sua mensagem do WhatsApp , enviar para dez mil clientes por vez e ainda saber quantas pessoas abriram e interagiram com sua mensagem. 


Use uma mensagem de transmissão do WhatsApp quando estiver:

  • Executando ofertas em todo o site;

  • Lançamento de um novo produto;

  • Dicas de compartilhamento ou conteúdo valioso para seu público; 

  • Enviar atualizações sobre quaisquer problemas técnicos.



Forma de pagamento



O WhatsApp Pay de mensagens do Facebook e WhatsApp adicionou novos ícones no aplicativo para seus usuários. O botão WhatsApp Pay permite que os usuários enviem e recebam dinheiro no aplicativo de mensagens. Agora, você não precisará baixar um aplicativo separado para enviar dinheiro se já tiver adicionado os dados do seu cartão no aplicativo.



Catálogo 



Você pode pensar na ferramenta de catálogo do WhatsApp Business como uma vitrine móvel. Ele permite que seus clientes naveguem em seus produtos sem sair do aplicativo.


Esta ferramenta é útil para destacar novos produtos, coleções sazonais ou best-sellers.


Aqui estão alguns fatos importantes sobre o catálogo:


  • Você pode fazer upload de no máximo 500 produtos ou serviços;

  • Cada produto ou serviço pode incluir um título, preço, descrição, código do produto e link para o produto em seu site;

  • Cada produto tem uma imagem;

  • Você pode compartilhar links do catálogo em conversas do WhatsApp.


Você também deve fechar a venda pela ferramenta, evitando enviar os clientes para o site, pois a chance de eles desistirem da compra aumenta! Além do WhatsApp Pay, você pode utilizar o PagSeguro e o Mercado Pago para fechar suas vendas.



Anúncios



Você pode lançar uma campanha de marketing do WhatsApp em algumas etapas:


  • Crie uma lista de assinantes (obtenha opt-in e números de telefone). Para que  todos possam receber atualizações suas no WhatsApp, você pode fazer três coisas: publicar seu número do WhatsApp em seu site; sugerir aos clientes que eles recebam notificações sobre pedidos e envios via WhatsApp e incluir um link de clique aqui para conversar em seus boletins informativos, e-mails promocionais ou campanhas no Facebook.

  • Identifique as metas e ações da campanha que você deseja dos destinatários. O que você espera alcançar com esta campanha? Que ação você deseja que seus contatos realizem depois de ver sua mensagem?

  • Crie suas campanhas de marketing do WhatsApp.  Use texto, imagens, vídeos ou PDFs para enviar mensagens ao seu público.

  • Responda a todas as perguntas que você receber. Use uma caixa de entrada compartilhada para que todos os membros de sua equipe possam responder às mensagens, sem perder o contexto das conversas com seus clientes potenciais. 

  • Siga as regras definidas pelo WhatsApp. Envie mensagens apenas quando as pessoas consentirem em ser contatadas no WhatsApp e permitir que elas desativem sem qualquer dificuldade.


Agora que você sabe por que o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para o seu negócio, não se esqueça: aplicativos de mensagens como o WhatsApp Business são ótimas maneiras de elevar o atendimento ao consumidor e melhorar a comunicação com seus clientes!


E você, tem usado o WhatsApp como ferramenta de vendas em seu negócio? Conte para a gente nos comentários!


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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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