A cada dia que passa o marketing digital mostra mais o seu valor para alavancar as vendas nos mercados locais. O Instagram se tornou a rede social preferida dos brasileiros e já é a mais utilizada no país e por isso é hoje também a rede social mais utilizada como plataforma de negócio.
Porém mesmo sabendo que este é um canal muito eficiente para gerar o desejo de consumo no seu público, muitos empresários ainda não sabem ao certo como vender no Instagram.
Não saber o que postar no seu storie? Veja o vídeo abaixo
1. Não misture o pessoal com o profissional
Para poder anunciar e vender no instagram é extremamente importante que você não misture as suas contas pessoais com a profissional. Pensa comigo, nesta rede social que é completamente visual, se um possível cliente entra em seu perfil e percebe que em meio à fotos de produtos também tem fotos de você e da sua família, automaticamente a sua empresa já perde muita credibilidade e confiança daquela pessoa do outro lado da tela. Um perfil comercial permite:
Divulgar seus produtos e serviços
Análise de dados
Métricas
Opções de impulsionamento
Inclusão de links nos stories
Transformar uma conta em um perfil comercial é extremamente simples e vai te tomar apenas alguns minutinhos, para acompanhar o passo a passo de como fazer isso e ainda conhecer um pouco mais sobre estas ferramentas de anúncio e patrocínio acesse o conteúdo Como anunciar no Instagram, aqui mesmo na Comunidade Sebrae.
2. Publique conteúdo visualmente impactante
Muitos empresários têm dúvidas sobre que tipo de conteúdo publicar no Instagram e aí eu quero te lembrar de algo que já mencionei aqui. O Instagram é uma plataforma completamente visual, é muito importante pensar na estética das suas postagens para conseguir atingir o objetivo de gerar o desejo no consumidor.
- Fotos
As fotos são o principal formato de publicação do Instagram. Isso porque, inicialmente, essa rede social foi criada para compartilhar apenas imagens. Por isso, ao anunciar produtos no Instagram, você precisa publicar fotos bem pensadas e bem feitas, mas isso não significa também que elas precisam ser profissionais. Hoje os Smartfones possuem câmeras excelentes que fazem ótimas fotos para esta rede social, mas ao tirá-las sempre pense no conjunto para deixá-las harmônicas e esteticamente impactantes. Colocar uma florzinha ao lado do produto, para enfeitar a foto já pode te trazer um resultado muito bacana.
Para ajudar a editar e melhorar as suas fotos você pode utilizar diversos apps de edição, no próprio celular mesmo, dentre eu indico:
VSCO
Câmera 360º
Afterlight
- Vídeos
Os vídeos vêm ganhando cada vez mais espaço nesta plataforma e fazendo também cada vez mais sucesso com o público. Utilizar os vídeos é interessante, pois através deles você consegue explicar melhor o funcionamento dos processos e serviços da sua empresa, fazendo também com que o cliente se sinta mais próximo de você.
Para saber como gravar um vídeo, clique aqui!
Importante te alertar também que os vídeos no Instagram utilizam o formato horizontal da tela do celular, diferente do que acontece no Youtube. Então lembre-se disso antes de gravar.
3. Publique conteúdo relevante e com frequência
Preocupe-se em produzir outros conteúdos além de simplesmente divulgar os seus produtos ou serviços. Isso cria uma boa experiência para os seus seguidores que terão acesso a publicações interessantes e diferentes. Ninguém gosta de acessar um perfil e perceber que todo o seu conteúdo gira em torno de publicidade, descontos e promoções, por exemplo.
E agora o mais importante, mantenha uma consistência na quantidade de suas postagens. É preciso definir uma frequência de posts e mantê-la o máximo que você conseguir, é isso que faz com que você ganhe relevância na plataforma e apareça para cada vez mais para os seus seguidores.
4. Trabalhe o engajamento
Rede social é lugar de interação e os usuários prezam muito por empresas que respondem os seus comentários e dúvidas. Por isso faça isso o mais rápido possível, estudos apontam que as pessoas ficam muito mais propensas a gastar em sua empresa e até a indicá-la para amigos caso tenha respostas rápidas e satisfatórias nas redes sociais. Além disso, responda sempre de maneira personalizada, isso mostrará que você se importa com que te segue ali.
Para ver estratégias de como fidelizar clientes, clique aqui.
5. Faça parceria com influenciadores
Os influenciadores e até micro influenciadores, quando falamos das empresas locais, têm cada vez mais voz sobre as suas comunidades de seguidores e fazer parcerias com eles pode trazer muita visibilidade para a sua marca.
Com estas parcerias você pode aumentar o alcance e reconhecimento de sua marca, atingindo segmentos específicos do público que podem se interessar por seus produtos, o que consequentemente trará resultados em vendas.
Em um primeiro contato, você pode oferecer uma amostra grátis de sua mercadoria, para este influenciador testar, e com o passar do tempo vocês irão desenvolvendo e renegociando a parceria.
Muitas possibilidades para vender pelo Instagram, né?
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