Existem diversas estratégias para aumentar o ticket médio de um negócio. E ao falar disso em meus atendimentos, muitas vezes recebo a resposta de que não é possível aumentar o preço praticado...
'Estaria cobrando mais caro que meu concorrente'
'Não posso aumentar o preço de meus produtos, já está difícil de vender no valor atual'
E eu concordo, essas frases fazem sentido. Porém existe uma maneira simples de fazer isso sem aumentar o preço.
É tão simples... Mas negligenciado por muitos negócios!
Produtos Complementares
Se o seu cliente enxergar valor em novas ofertas ele aceitará e te agradecerá pela indicação.
'Mas como assim? Me explica melhor!'
Você precisa sentar e estudar o porque seu cliente consome seu produto atual.
- Quem compra macarrão, provavelmente precisará de um molho...
- Quem compra suco saudável, provavelmente se interessará em marmita fit...
- Quem compra café especial, poderá se interessar em canecas personalizadas...
Enfim... você conhece seu negócio melhor do que qualquer pessoa.
Será que isso dá certo?
Vamos a um exemplo! Minha empresa vende cafés especiais:
Preço de um pacote: R$25,90
Média de vendas mensais: 300 clientes
Receita mensal: R$25,90 x 300 = R$7.770,00
Esses são os números atuais, porém quero aumentar meu faturamento sem investir em marketing, utilizando apenas meus clientes atuais...
Todos vão aceitar a oferta?
Obviamente que não...
Mas uma porcentagem deles tente a aceitar. Em nosso exemplo vamos trabalhar com 20%.
Média de vendas mensais: 300
Clientes que aceitarão a oferta: 300 x 0,2 = 60 pessoas
Preço da caneca personalizada: R$49,90
Receita mensal com canecas: 60 x 49,90 = R$2.994,00
Nova receita mensal: R$7.770,00 + R$2.994,00 = R$10.764,00
Faz sentido para você?
Em nosso exemplo cada uma das 300 pessoas compra apenas 1 pacote de café especial... Você não acha que poderiam ser criado kits com 2 e 3 pacotes?
Esses kits podem ser com um desconto no valor unitário ou então oferecendo algum tipo de bônus! Isso aumentaria ainda mais o ticket médio.
Enfim... o objetivo aqui foi te fazer pensar.
Muitos negócios estão 'deixando dinheiro na mesa' por não vender mais para os clientes atuais.
E, logicamente, ações conjuntas para aumentar a base de clientes fariam uma diferença ainda maior.
Aumentar este número de 300 para 400, 500 ou 1.000 clientes. O céu é o limite!
E aí? Você pensa em estratégias para aumentar seu ticket médio?
Conta pra gente aqui nos comentários!
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