O fim de ano está chegando e com ele a oportunidade de alcançar as metas de vendas (e, quem sabe, ultrapassá-las). A próxima data do calendário para impulsionar as vendas é a Black Friday, que se tornou um dos principais eventos comerciais para qualquer empreendedor.
A Black Friday cresceu tanto nos últimos anos que ultrapassou até o Dia das mães e dos namorados no número de vendas. Então aproveite a data para oferecer promoções imperdíveis e impulsionar os lucros de seu negócio.
De acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen Webshoppers, a Black Friday do ano passado trouxe R$ 4 bilhões de faturamento para empresas brasileiras. Ou seja, a Black Friday se tornou a segunda data comemorativa mais lucrativa no país, perdendo apenas para o Natal.
Não deixe os preparativos para a última hora, principalmente em relação à divulgação e ao estoque, para melhor atender o público e não sofrer prejuízos.
Confira algumas dicas essenciais para se preparar para a Black Friday e aumentar as suas vendas.
Apesar de ter se popularizado no e-commerce de produtos, o público costuma buscar todo tipo de oportunidade de bom negócio na Black Friday. Vale lembrar que as promoções de podem ser aplicadas também para prestação de serviços.
Todo desconto é bem-vindo, seja para comprar um celular, um almoço ou corte de cabelo.
Defina quais serão os produtos a serem ofertados: se apenas itens com pouca quantidade para queima de estoque ou todo o catálogo.
No caso de vendas online e encomendas, estabeleça prazos de entrega realistas e formas de envio efetivas para não gerar estresse para o cliente.
O time de vendas precisa estar muito bem informado sobre todos os detalhes das promoções de Black Friday. A desinformação pode gerar conflito com clientes, reduzindo o número de vendas, e ninguém quer isso.
Com maior movimento no comércio, contrate funcionários temporários para a loja física. Aliás, eles podem continuar trabalhando até o Natal.
Criar posts nas redes sociais, email marketing, investir em mídia paga na internet e em comunicações na loja física aumenta o engajamento do público, que pode se preparar para as promoções com antecedência.
O e-commerce é o principal meio de vendas da Black Friday. Com o aumento de tráfego online, o risco de sobrecarga no site é alto, então é vital que o servidor esteja preparado para o aumento de acessos.