O fim de ano está chegando e com ele a oportunidade de alcançar as metas de vendas (e, quem sabe, ultrapassá-las). A próxima data do calendário para impulsionar as vendas é a Black Friday, que se tornou um dos principais eventos comerciais para qualquer empreendedor.
A Black Friday cresceu tanto nos últimos anos que ultrapassou até o Dia das mães e dos namorados no número de vendas. Então aproveite a data para oferecer promoções imperdíveis e impulsionar os lucros de seu negócio.
De acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen Webshoppers, a Black Friday do ano passado trouxe R$ 4 bilhões de faturamento para empresas brasileiras. Ou seja, a Black Friday se tornou a segunda data comemorativa mais lucrativa no país, perdendo apenas para o Natal.
Não deixe os preparativos para a última hora, principalmente em relação à divulgação e ao estoque, para melhor atender o público e não sofrer prejuízos.
Confira algumas dicas essenciais para se preparar para a Black Friday e aumentar as suas vendas.
Apesar de ter se popularizado no e-commerce de produtos, o público costuma buscar todo tipo de oportunidade de bom negócio na Black Friday. Vale lembrar que as promoções de podem ser aplicadas também para prestação de serviços.
Todo desconto é bem-vindo, seja para comprar um celular, um almoço ou corte de cabelo.
Defina quais serão os produtos a serem ofertados: se apenas itens com pouca quantidade para queima de estoque ou todo o catálogo.
No caso de vendas online e encomendas, estabeleça prazos de entrega realistas e formas de envio efetivas para não gerar estresse para o cliente.
O time de vendas precisa estar muito bem informado sobre todos os detalhes das promoções de Black Friday. A desinformação pode gerar conflito com clientes, reduzindo o número de vendas, e ninguém quer isso.
Com maior movimento no comércio, contrate funcionários temporários para a loja física. Aliás, eles podem continuar trabalhando até o Natal.
Criar posts nas redes sociais, email marketing, investir em mídia paga na internet e em comunicações na loja física aumenta o engajamento do público, que pode se preparar para as promoções com antecedência.
O e-commerce é o principal meio de vendas da Black Friday. Com o aumento de tráfego online, o risco de sobrecarga no site é alto, então é vital que o servidor esteja preparado para o aumento de acessos.
Aproveite essa época do ano para oferecer descontos raros, que não existiram em promoções normais, tornando a data ainda mais atrativa ao público.
Para as vendas online, o frete é um recurso a ser explorado na Black Friday. Muitos clientes se interessam ainda mais por uma loja que oferece frete grátis. Então é necessário definir como essa isenção será aplicada, podendo ser para qualquer compra ou apenas acima de um valor ou número de produtos.
Com a popularização da Black Friday, começaram a se espalhar golpes e propagandas enganosas, surgindo o apelido de Black Fraude. Algumas empresas oferecem descontos falsos e prazos impossíveis.
Por causa disso, hoje em dia existem sites de monitoramento que informam o público sobre empresas desonestas. Evite aparecer nessas listas através de divulgação e preços realistas.
Apesar do nome, não limite a Black Friday apenas a um dia da semana, faça a Black Week. Dessa forma, os clientes têm mais tempo para aproveitar as promoções.
Existe também a Cyber Monday, uma continuação da Black Friday, que ocorre na segunda-feira seguinte, com ofertas exclusivas no e-commerce.
Ofereça vantagens para os clientes utilizarem futuramente, como cupons de desconto para as próximas compras. Além disso, faça o cadastro de todos que realizarem compras na Black Friday para divulgar as próximas promoções.
O pós-venda é um processo importante, principalmente para ouvir as opiniões dos clientes. Feedbacks positivos e negativos são essenciais para aprimorar os métodos de venda e o relacionamento com o público.
Aproveite as nossas dicas para a Black Friday e crie estratégias ousadas, que atraiam mais público para seu negócio. Com aumento nas vendas, seu negócio terá mais força para alcançar novas metas no ano que vem.
Espero que este conteúdo tenha sido útil para você!
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl