Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como vender mais com seu commerce: conheça estas dicas

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como vender mais com seu commerce: conheça estas dicas
Criado em 15 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O sucesso do seu negócio não depende apenas da sua capacidade de vender. Você precisa se concentrar no ponto certo e desenvolver uma estratégia para gerenciá-lo e obter bons rendimentos.


O mercado está cada vez mais competitivo, o que exige estratégias e tecnologia para manter as marcas bem vistas e encantar os clientes, que são fundamentais para alcançar o tão esperado sucesso.


Criar um ambiente agradável e propício às vendas é o segredo para bons resultados de negócios, que requer conhecimento e informações sobre as preferências e gostos do consumidor para proporcionar a melhor retenção do público. 


Os gestores também devem ficar atentos a vários detalhes na hora de abrir uma loja. Desde a aparência até a apresentação do staff, tudo teve que ser levado em consideração.

Se atente à primeira impressão

Nos negócios comerciais, a frase "a primeira impressão é a que fica" é lei. 


Isso torna uma preocupação diária para os varejistas de cuidados ao apresentarem suas ofertas. 

Tudo, desde a fachada até a forma como as janelas são organizadas, teve que ser cuidadosamente considerado.


O design da vitrine deve destacar os principais aspectos dos produtos mais populares da loja. Pode servir de convite para quem quer (ou não) ver o que tem na loja.

A decoração interior deve estar de acordo com o espírito da loja. 


Quer que a imagem se refira ao luxo ou ao relaxamento, crie um ambiente que torne a visita do consumidor mais agradável. 


Por isso, tente fazer tudo o que ajude a aumentar as vendas: da iluminação as cores das tintas.

Organize sua equipe

As imagens de muitos vendedores são comuns e tendem a assustar os clientes tão facilmente quanto um sinal de "fechado". 


Então, fica a dica: saber como alocar profissionais em uma loja pode tornar a visita do consumidor mais agradável, além de melhorar o suporte na dúvida. Tudo deve ser natural, descontraído e informal.


Há uma razão pela qual os consumidores escolhem lojas menores ao fazer compras. 

As pequenas e médias empresas geralmente oferecem um serviço melhor e mais personalizado. Portanto, certifique-se de que sua equipe de vendas realmente "faça o trabalho".


Invista também em uma Consultoria Digital para auxiliar nas estratégias de marketing certas, assim, aumentando suas vendas.

Uma boa abordagem

Um roteiro de vendas decorado e engessado é fácil de identificar, os clientes muitas vezes o acham chato e pedante (o famoso "sabe-tudo"). 


Portanto, a abordagem ideal deve priorizar a simpatia e a espontaneidade. Assim, os consumidores terão uma experiência de compra agradável.


Em uma época em que a Internet domina o mercado de vendas, trazer clientes para lojas físicas tornou-se mais desafiador. 


Diante dessa realidade, os vendedores devem estar sempre prontos para oferecer experiências únicas e positivas, fidelizar o consumidor e contribuir com estratégias para aumentar as vendas da loja.


Seus vendedores devem sempre atender o público com um sorriso no rosto, saber conversar sem transtornos e demonstrar conhecimento dos produtos que vendem. Essas são atitudes triviais, mas contribuem muito para aumentar o tráfego de clientes e o potencial de recuperação do seu negócio.

Diversifique o portfólio

Diversificar seu portfólio pode ser um bom começo. Sua loja nem sempre tem produtos que os clientes estão procurando. No entanto, não é incomum as pessoas irem a uma loja à procura do produto X e voltarem para casa com o produto Y.


Portanto, ter uma variedade de produtos pode proporcionar aos clientes boas escolhas. Dessa forma, as visitas que antes seriam perdidas se transformaram em vendas de outros produtos.


Se você prometeu algo na vitrine, verifique se o produto está em estoque e coloque-o na frente da loja. 


É muito desagradável quando um cliente entra em um estabelecimento atraído por uma oferta e acaba descobrindo que comprar o produto é uma tarefa muito difícil.

Conheça seu produto

Não conhecer o produto é uma das principais desvantagens de qualquer profissional de marketing. Nesse caso, perceba a importância de ter informações relevantes sobre o item na ponta da língua. 


Perceba como é triste quando você descobre alguma característica do produto pelo cliente sendo o vendedor. 

Não fale muito

Outro erro comum que é impopular entre os clientes é falar demais. Claro, é importante ter uma certa conversa, pois é mais fácil se conectar com os clientes. No entanto, isso não significa que você deve continuar falando o tempo todo.


Nós temos dois ouvidos e uma boca, então use-os nas proporções corretas. 


Em outras palavras, aprenda a ouvir.


Lembre-se: para apresentar o produto ideal aos clientes, é preciso entender seus desejos e expectativas e, para isso, é preciso ouvir atentamente o que eles têm a dizer.

Não mostre desinteresse

Nada é mais irritante do que um vendedor altruísta. Na verdade, é um dos motivos pelos quais os clientes saem da loja sem comprar nada. É como se os roteiristas não se importassem com o bem-estar do público. 


Na verdade, muitas vezes ele não parecia querer estar lá.


Não deixe que essa falha grave aconteça com sua loja. Treine bem sua equipe e encontre maneiras eficazes de mantê-los motivados. 


É importante notar também que a motivação diária ajuda a aumentar a produtividade. O resultado é uma equipe mais engajada e, portanto, clientes mais satisfeitos.


A verdade é que, para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, os lojistas precisam sair da zona de conforto e apostar em alternativas que ofereçam aos clientes uma experiência de compra inigualável. 


Tal atitude manterá o público, que não hesitará em recomendar a empresa a amigos e conhecidos.


E você, qual dessas dicas já está em prática dentro do seu negócio?

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?