Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como vencer a procrastinação?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como vencer a procrastinação?
Criado em 01 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vários são os desafios que as mulheres empreendedoras passam. E com toda certeza, temos os momentos também de vencer a procrastinação.

Primeiro vamos entender o que é procrastinação?

É essa mania que nós, seres humanos temos, de deixar tudo para depois. Sabe aquela história de empurrar com a barriga?

São vários os momentos do dia em que nos deparamos com essa situação. Seja porque estamos frente a frente com uma tarefa chata ou difícil ou mesmo porque temos algo mais prazeroso pra fazer.

O fato é que muitas vezes deixamos de fazer o que realmente temos que fazer naquele momento.

E qual é o problema nisso?

Primeiro a procrastinação te impede de alcançar os seus objetivos. Isso mesmo, essa mania de deixar tudo para amanhã, vai te afastar cada dia mais de alcançar os seus objetivos. Digamos que seu objetivo seja aprender a falar inglês. Hoje você está com preguiça e vai deixar para assistir a aula amanhã. Essa atitude vai te deixar pelo menos um dia mais distante do seu objetivo que é falar inglês.

Segundo problema é que a procrastinação provoca um aumento na ansiedade. Claro, amanhã, quando você perceber que perdeu a oportunidade de estudar um dia, saberá que vai demorar mais para chegar onde quer e isso te deixará ansiosa, com uma preocupação excessiva sobre o futuro.

Em terceiro lugar, a procrastinação causa um sentimento de culpa. No momento em que você decide que não vai estudar hoje porque está com preguiça, até que não sentirá nada. Porém, após algumas horas ou dias, o sentimento de culpa invadirá você, pois vai perceber que não conseguirá atingir o objetivo dentro do prazo porque mais uma vez, procrastinou!

E quando conseguimos controlar isso e paramos de procrastinar, o que acontece de bom?

Podemos observar em primeiro lugar um aumento da autoconfiança. A partir do momento que você vence a procrastinação, passa a acreditar mais e confiar mais em você mesmo.

As metas serão cumpridas e seus objetivos alcançados. Quando conseguimos vencer a procrastinação, conseguimos cumprir cada uma das metas traçadas e isso nos leva a alcançar os nossos objetivos.

Teremos também um aumento da criatividade. Quando vencemos a procrastinação, uma série de hormônios do bem estar e da autoconfiança são liberados em nosso corpo. Cumprir cada tarefa dentro do prazo previsto nos dá também mais tempo para criar. Esse tempo, aliado aos hormônios e à autoconfiança que falamos, traz um aumento de nossa criatividade.

E então, se convenceu que precisa urgentemente parar de procrastinar?

Mas não sabe por onde começar?

Corre lá no meu Instagram que tenho várias dicas e ferramentas que vão te ajudar.

@giovanaquini.oficial

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Especialista em Empreendedorismo Feminino

Mentora, Coach e Palestrante.

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br

 

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3815 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?