Tradicionalmente, essas informações são chamadas de "inteligência de mercado". Nos últimos anos, a prática de coletar inteligência de mercado se expandiu para incluir várias análises que podem ajudar o empresário a melhorar suas projeções e seu modelo de negócios. A inteligência de mercado pode ajudar a entender melhor o contexto e administrar um negócio mais lucrativo.
Em sua essência, ela utiliza várias fontes de informação para criar uma visão ampla do mercado existente para as empresas. Ela analisa os clientes, os problemas, a concorrência e as oportunidades para a criação de novos produtos e serviços. Você pode coletar inteligência de mercado referenciando registros de vendas, dados de clientes, pesquisas e olhando para métricas de mídia social. Saul Dobney, CEO do grupo de consultoria em pesquisa Dobney.com, diz que é fácil para as pequenas empresas começarem com uma abordagem de bom senso. "Pode ser tão simples quanto visitar o site ou as lojas de seus concorrentes, encontrar informações publicadas sobre o número e o tipo de cliente em potencial e manter-se atualizado com os desenvolvimentos em sua área de revistas, jornais ou associações comerciais. Também inclui a verificação de comentários e feedback dos clientes online que ajudarão a empresa a melhorar sua oferta ou serviço".
A inteligência de mercado bem-sucedida responde a perguntas concretas sobre clientes e concorrentes atuais e potenciais e ajuda a empresa a determinar metas internas. As perguntas que a inteligência de mercado pode abordar incluem:
- Onde a empresa deve dedicar mais recursos?
- Em quais mercados o empresário deve tentar entrar em seguida?
- Quais são os padrões de compra de nossos melhores clientes?
- Quais produtos podem ser comercializados para clientes existentes?
- Em quais segmentos demográficos a empresa pode lançar produtos novos e já existentes?
A inteligência de mercado ajuda as empresas a analisar o ambiente geral em que estão operando. Isso as ajuda a identificar riscos potenciais e identificar novas oportunidades de crescimento. A maioria das empresas faz isso observando quatro critérios diferentes.
Inteligência do concorrente
A inteligência do concorrente envolve a coleta e análise de informações sobre seus concorrentes. Analisar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes pode ajudá-lo a obter informações valiosas sobre sua própria empresa e por que os clientes nem sempre escolhem seu produto ou serviço.
Inteligência de produto
A inteligência do produto envolve a análise da qualidade do seu produto ou serviço. Se você vende um produto físico, isso envolve olhar para o processo de fabricação e se você está construindo o produto da forma mais eficiente possível. As informações coletadas o ajudarão a melhorar o valor do seu produto.
Compreensão de mercado
A compreensão do mercado ajuda você a ter uma noção dos diferentes mercados onde você está vendendo seu produto ou serviço. Isso ajuda você a ter uma ideia de como está seu desempenho nesses mercados e se há mercados adicionais para os quais você poderia expandir.
Compreensão do cliente
A compreensão do cliente envolve aprender mais sobre seus clientes atuais e por que eles compram de você. Também pode ajudá-lo a compreender quaisquer desafios que você enfrente com esses clientes para melhorar a satisfação e a taxa de retenção de clientes. As informações que você coleta também podem ajudá-lo em suas futuras campanhas de marketing.
Fonte da imagem: https://questionpro.com/blog/market-intelligence/
Embora não haja um plano definido de como as empresas devem reunir inteligência de mercado, muitas o fazem executando várias formas de análise de alto nível. Vejamos quatro estratégias diferentes que você pode usar:
Seus clientes atuais
As empresas muitas vezes esquecem que os clientes são uma fonte potencial de dados.
"As pequenas empresas podem configurar processos para manter listas de clientes e algum tipo de programa de feedback do cliente para coletar inteligência do cliente de uma maneira eficaz e econômica."
Sua equipe de vendas também está posicionada de maneira única para ajudar com inteligência de mercado. Como os representantes de vendas falam regularmente com os clientes, eles podem fornecer informações adicionais sobre as tendências do setor.
Pesquisas
Se os proprietários de pequenas empresas quiserem coletar seus próprios dados de pesquisa de mercado, eles também podem considerar o envio de pesquisas ou enquetes online aos clientes. Esta pode ser uma abordagem útil, especialmente se as listas de clientes forem mantidas de forma eficaz.
Você pode usar ferramentas como SurveyMonkey ou Typeform para começar. Outra boa opção é incluir um link de pesquisa no recibo do cliente.
Análise de página web
Utilize informações às quais você já tem acesso fácil: suas análises de e-commerce.
"Você pode observar a jornada do cliente por meio do site da empresa", disse ele.
"Quantas pessoas chegam e de onde vêm? Qual é o próximo passo depois de chegar? Quantas chegam ao carrinho? Quantas pagam? Procure por padrões e teste diferentes conteúdos, slogans, sinalizações e ofertas, utilizando a inteligência de mercado para melhorar a oferta."
Contrate um especialista
Se sua empresa for grande o suficiente, você poderá contratar um analista de inteligência de mercado. Como especialista, o analista pode desenvolver uma imagem mais matizada do mercado.
Eles farão isso comunicando-se com fabricantes, distribuidores, clientes e outros envolvidos na criação e distribuição dos produtos da empresa. Esse tipo de diálogo, junto com dados concretos e pesquisa de marketing, constitui a maior parte da inteligência de mercado de uma empresa.
Depois que essas informações são processadas, as empresas podem usá-las para tomar decisões importantes, como determinar oportunidades de mercado e criar métricas de desenvolvimento de mercado.
Ela pode fornecer maiores insights sobre o seu setor e ajudá-lo a identificar novas oportunidades de expansão. Mas só é útil se as informações que você recebe forem precisas.
Infelizmente, permanecer no topo da inteligência de mercado pode ser algo muito difícil para as pequenas empresas. É por isso que existem muitas ferramentas online disponíveis para ajudá-lo a reunir, analisar e armazenar seus dados.
Opções de software populares para empresas que precisam de um sistema de inteligência de negócios incluem Pentaho e Sisense. Como alternativa, os serviços em nuvem, como Oracle e Birst, podem ajudá-lo a compartilhar facilmente a inteligência de negócios entre as unidades.
Embora um indivíduo possa lidar com grande parte do trabalho de pesquisa de mercado de uma pequena empresa, à medida que sua empresa cresce, você pode enfrentar novos desafios dedicando tempo suficiente à inteligência. Conforme a quantidade de dados aumenta, pode ser necessário usar ferramentas estatísticas e tecnologias mais complexas para lidar e manipular os dados.
Se você não estiver preparado para aprender alguns softwares ou contratar um analista interno, um especialista terceirizado poderá ajudá-lo a obter o máximo da sua inteligência de mercado. Dessa forma, você pode entender o seu ambiente de mercado atual e aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis para o seu negócio.