Esse termo é utilizado há muito tempo nos Estados Unidos e se refere a escrita persuasiva.
Muitas empresas americanas vendiam por mala direta, ou seja, pelos correios.
Sem mostrar o produto e sem contato direto com o cliente...
Isso aguçou e muito a escrita dessas "cartas de vendas".
Milhares de testes foram feitos.
Cartas com pequenas mudanças eram enviadas e os resultados eram medidos.
E com isso surgiram alguns "roteiros" de escrita com o que mais funcionava.
Hoje, utilizamos a internet como se fosse os correios da época.
Então, se melhorarmos a persuasão da escrita o impacto pode ser grande em seu negócio.
Dentre os vários roteiros pode-se identificar algumas semelhanças.
Eu fiz um compilado e trouxe aqui para você.
Continue lendo se você possui um negócio e pretende melhorar suas vendas :)
Bom, vamos lá...
Basicamente existem 5 passos principais de uma estrutura que você pode seguir em seus textos de venda.
O que há de mais importante é ter a atenção da pessoa com quem você está falando. Certo?
Vivemos em um mundo de distrações.
São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Então, estude, pesquise e teste para identificar o que chama a atenção do seu público-alvo.
Obs.: Você precisa chamar a atenção do seu cliente falando algo que esteja relacionado com a sua oferta.
Antes mesmo de começar a falar sobre o produto ou sua oferta, você precisa criar uma conexão com o seu possível cliente.
A maneira mais utilizada para criar conexão é contando uma história. Fale sobre a trajetória até a criação do produto, o que ele faz, por que ele é útil, etc.
Vender é resolver problema. No passo 3 você precisa enfatizar qual problema o seu produto/serviço resolve.
Quais são as consequências desse problema etc.
Para todo problema há uma solução.
Mas, a sua solução precisa ser única.
Nesse passo basta explicar para o seu cliente porque o seu produto é o que ele precisa para resolver sua "dor".
Fale sobre os diferenciais. Seu produto precisa parecer como o único "remédio" possível para "curá-lo."
Somente agora, após todos os passos anteriores, você está pronto para falar diretamente sobre o seu produto e a sua oferta.
Você pode falar abertamente sobre o preço do seu produto, formas de pagamento, garantias, características do produto etc.