Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como usar o sistema de recompensa ou punição para aumentar suas vendas

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como usar o sistema de recompensa ou punição para aumentar suas vendas
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 23 ABR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O sistema de recompensa ou punição é uma estratégia de marketing e pode impulsionar os resultados das vendas.

Muitas vezes ao fazer uma compra as pessoas possuem sentimentos envolvidos, isso permite que sejam usados alguns gatilhos mentais.

As empresas acabam recorrendo ao sistema de recompensa ou punição para aumentar as vendas e aproveitar mais essa oportunidade.

Se não faz ideia do que estamos falando, pense em quando comprar algumas coisas. Possivelmente sentirá que está ganhando se conseguir um desconto ou brinde. Por outro lado, pode se sentir frustrado ao chegar na loja e não ter mais estoque do produto em promoção que foi buscar.

Essa estratégia de utilizar o sistema de recompensa e punição é utilizada no comércio físico há muito tempo e o universo on-line também recorre a ela.

Que sentimentos o sistema de recompensa ou punição causa?

Para que se possa entender melhor o sistema de recompensas e punição é necessário saber que ele acaba envolvendo sentimentos. Faz com que as pessoas acabem aceitando uma oferta por impulso.

Esse sentimento está relacionado ao medo de perder algo ou com a sensação de sair ganhando ou obtendo vantagem.

Quando se trata de recompensa é preciso oferecer uma vantagem para fazer a venda. Ela traz a sensação de estar obtendo uma vantagem tangível ou intangível. Por exemplo, ganhar um brinde físico ou ter um benefício perceptível como não precisar sair de casa para fazer compras.

Já a punição faz com que a pessoa perca uma oportunidade. Ela que gerar impulso na compra para que a pessoa adquira um produto ou serviço nas condições diferenciadas questão sendo apresentadas.

Como usar o sistema de recompensa ou punição?

A forma como o sistema de punição ou recompensa será utilizado pode variar de acordo com o negócio. Em todos os casos ele precisa despertar sentimentos e fazer com que a compra seja concluída.

A ideia é que seja capaz de criar a percepção de uma oferta incrível e que a não adesão momentânea pode levar a perda da oportunidade. Veja algumas formas de aplicar o sistema de recompensa e punição.

Oferecer desconto por tempo limitado

Essa é uma das maneiras de criar uma recompensa. A pessoa entende que comprando naquele momento pode ter acesso a um preço diferenciado que terá uma duração limitada.

Por exemplo, um site que vende seguros pode fazer uma oferta de seguro auto barato. Poderia dizer que os clientes que adquirirem a proteção aquela semana terão um desconto diferenciado. Para dar mais ênfase ao prazo, é comum colocar um contador regressivo ao lado da oferta.

Possibilitar o compartilhamento de assinatura

Essa é uma prática bastante comum que vem sendo adotada pelos serviços de streaming e que visa a recompensa. A pessoa contrata o serviço e pode compartilhar com mais algumas pessoas, por exemplo, com a família.

Ela acaba vendo a vantagem de pagar apenas uma assinatura e poder compartilhar com outros familiares. Inconscientemente pensa que está economizando e adquire o serviço.

Ter programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são vistos sempre como uma recompensa. Ao usar o serviço de uma determinada empresa ou comprar produtos ganha pontos ou um prêmio similar.

Ao juntar os benefícios podem usufruir de prêmios e descontos dependendo do programa. Em alguns casos o consumidor prefere pagar um pouco a mais para conseguir usar o benefício do que comprar em outros estabelecimentos.

Número limitado de produtos

A punção também pode ser usada para aumentar as vendas. Ela acaba gerando medo e a pessoa entende que se não comprar ficará sem oferta.

Isso é usado, por exemplo, em sites de reserva de hotel. Eles informam a quantidade restante de quartos e que a oferta logo não estará mais disponível. Por receio de perder a chance de ter o quarto que deseja, a compra acaba sendo feita.

Apresentar perdas que podem impactar na rotina

Algumas frases também podem ter um efeito de punição. A pessoa ao ver a propaganda entende que está perdendo alguma coisa.

Faculdades e cursos profissionalizantes podem fazer um apelo. Se não fizer o curso deixará de ganhar dinheiro por falta de capacitação. Seja um profissional de destaque e atinja seu objetivo profissional.

Esses apelos fazem com que a pessoa veja que está perdendo algo e logo corra para fazer o curso.

Não adianta falar que uma oferta é por tempo limitado se ela sempre está ativa ou é prorrogada. A ideia é que além de criar a percepção ela seja real, dessa forma o consumidor acreditará sempre na empresa.

O sistema de recompensa ou punição ajuda a impulsionar as vendas, mas precisa ser trabalhado de forma estratégica.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2891 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?