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Como usar o Carnaval para aumentar o seu engajamento nas redes sociais

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Como usar o Carnaval para aumentar o seu engajamento nas redes sociais
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Criado em 06 FEV. 2023
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Aproveitar a época do Carnaval para divulgar seu negócio, atrair mais clientes e melhorar suas vendas é um exemplo perfeito de marketing sazonal


Trata-se de aproveitar a descontração do período e a atenção de milhares de pessoas sobre o tema para sair na frente da concorrência através de campanhas de divulgação personalizadas para o período da folia. 


A seguir, você vai entender mais sobre a importância de se beneficiar de datas comemorativas, como o Carnaval, para gerar engajamento e aproximação com o público. Essa é a principal forma de aproveitar um assunto muito comentado para surfar na "onda" do tráfego sobre o tema nas redes, ajudando a chamar a atenção dos clientes para o seu negócio.



Carnaval e marketing sazonal: o que tem a ver?


Sabe aquela história de safra do mês, quando falamos em frutas e verduras que são especificamente mais baratas em uma determinada época do ano? Ou até mesmo ao "clima" geral que se instala em datas comemorativas, como o Natal, Dia das Mães ou Dia dos Pais, por exemplo?


Elaborar ações de marketing com campanhas especiais e linguagem específica direcionada para uma determinada época do ano consiste em Marketing Sazonal. Nesse sentido, as ações de marketing no Carnaval também entram como exemplo.


Tradicionalmente, o Carnaval é uma época do ano em que muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para viajar, seja para curtir a folia ou descansar em outras cidades. Por isso, o Carnaval é uma excelente época do ano para o setor de turismo crescer em termos de faturamento e visibilidade.


E nada melhor do que usar o marketing digital como estratégia para alcançar o sucesso, não é mesmo? A seguir, você vai aprender algumas dicas de como alavancar sua estratégia de divulgação nessa época do ano.



Como fazer Marketing no Carnaval



Com o Carnaval se aproximando, muitas pessoas começam a se planejar para viajar, seja para outros estados, cidades ou até mesmo para turistar na cidade onde moram. Portanto, é interessante se preparar para atender à demanda de vendas que surgirá com as seguintes dicas:


  • Conheça seu público: antes de pensar em uma campanha e uma linguagem específicas para o Carnaval, é preciso conhecer a persona do seu negócio. Trata-se de um modelo semi-fictício de um cliente ideal, com todas as suas principais características como nome, idade, objetivos pessoais e profissionais, história de vida, desafios a serem superados e motivações. Assim, é possível personalizar a experiência do cliente e oferecer os produtos certos para converter vendas; 

  • Defina seus objetivos: essa etapa é essencial para estruturar a "cara" da sua campanha. Por isso, é importante responder a perguntas como: o que sua empresa espera conquistar ao fim da campanha de Carnaval? As respostas podem ser aumentar as vendas durante a festividade, trabalhar o brand awareness do seu negócio ou lançar um novo produto no mercado, por exemplo;

  • Planeje as ações com antecedência: para garantir o sucesso da sua campanha, vale planejá-la com antecedência, pois o engajamento vai depender do momento exato em que seu conteúdo vai ao ar, considerando Carnaval dura por um período limitado de tempo e apenas uma vez por ano;

  • Identidade visual colorida: para remeter ao Carnaval, é interessante investir em banners, pop-ups decorativos do site e outras ferramentas digitais com cores vibrantes e elementos festivos, como máscaras, fantasias, instrumentos musicais e confete. Outra ideia são peças temáticas para redes sociais, e-mails, anúncios patrocinados e outros canais de comunicação;

  • Promoções: apostar em promoções de artigos relacionados ao Carnaval, como itens de decoração, lazer, fantasias e bebidas, é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento e melhorar a divulgação do seu negócio. As promoções podem ser kits de produtos, frete grátis ou descontos progressivos, por exemplo; 

  • Promova ações de engajamento nas redes sociais: o clima de festa pode ajudar muito a divulgar sua marca. Para isso, vale criar enquetes para saber o que o público vai fazer na data, compartilhar dicas de como curtir o Carnaval este ano, incentivar os usuários a enviarem fotos de suas comemorações dentro de casa, divulgar uma playlist carnavalesca, entre outras possibilidades; 

  • Produza conteúdos que atraiam o público-alvo: a sua campanha deve ser direcionada e personalizada para o seu potencial cliente, isto é, a persona do seu negócio. Por exemplo, o público jovem, que gosta de Carnaval, tem uma linguagem muito mais simples, informal e atualizada e, por isso, vale mais apostar em uma estratégia digital moderna e despojada, trazendo temas que são tendência;

  • Fique de olho nos resultados: depois de lançar a sua campanha, é importante acompanhar as métricas e resultados dela, a fim de fazer ajustes em tempo real caso seja necessário. Por exemplo, se sua campanha inclui anúncios pagos durante o Carnaval, é importante acompanhar o alcance do anúncio, o valor gasto e o retorno obtido, como novos seguidores, compartilhamentos e vendas.


De maneira geral, as campanhas de divulgação com o tema do Carnaval funcionam muito bem nessa época do ano. Vale aproveitar as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, mas sempre com foco redobrado na data de início e término da divulgação. Suas campanhas devem começar o quanto antes, para que os clientes sejam alertados sobre o feriadão de Carnaval.


Mas afinal, está esperando o quê para começar a aproveitar o Carnaval para divulgar seus produtos, ou para aprimorar suas campanhas durante este período do ano? A festa mais aguardada do Brasil tem um potencial gigantesco para alavancar suas vendas, pois, além de ser uma ocasião celebrada nacional e internacionalmente, a época também traz uma alta de mercado significativa, que deve ser aproveitada. 


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Um abraço, 

Bianca Becker / @biabeckerl

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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