Turista hiperconectado
A evolução tecnológica em todos os setores da economia é constante. Cada vez mais ferramentas que utilizam inteligência artificial, realidade aumentada, entre outras estão mais presentes nas estratégias digitais. E isso não poderia ser diferente no turismo - reforço que o turismo que falo aqui, é o de viajantes internacionais, nacionais, regionais e de consumidores da própria cidade.
Estas e outras tecnologias continuarão revolucionando o ecossistema empresarial e mudando a maneira que nós Sim, todos nós consumidos produtos e serviços. Isso gera impactos em diferentes sectores, mas especialmente no turismo, pois a tecnologia tem impactado o comportamento do turista, desde a busca do destino, experiência durante a viagem e pós retorno a sua origem.
As tecnologias mais utilizadas pelos turistas são as ferramentas baseadas na internet, pois podem acessar informações sobre o mundo, na palma de suas mãos. Já sabemos que a presença virtual é importante neste período de pandemia e distanciamento social, entendemos mais do que nunca e as redes sociais são uma excelente forma que você colocar seu bar ou restaurante para o mundo conhecer.
As redes sociais devem ser utilizadas como plataformas de valorização do seu empreendimento. Serão a principal forma de os viajantes interagirem com as empresas de forma rápida e sem custo.
Sabendo disso, desenvolver estratégias de marketing de forma personalizada para cada público-alvo nestas redes, pode ter um grande impacto e aumentar seu número de vendas.
Dicas para utilizar nas redes sociais do seu bar ou restaurante
As 10 redes sociais mais utilizadas, em 2019, no Brasil são:
- Youtube
- Facebook Messenger
- Skype
- Snapchat
Em quais deles seu bar ou restaurante está presente ativamente?
Preparei aqui 6 dias para você colocar em prática AGORA e melhorar sua presença nas redes sociais:
- Saiba e comunique com clareza o PROPÓSITO da sua empresa. Qual mensagem você quer passar? Pra que sua empresa existe? Aqui você pode acrescentar os benefícios, facilidades e vantagens em consumir seus produtos e serviços.
- Saiba quem é seu PÚBLICO, como ele se comunica e o que ele mais consome. O tipo de vocabulário que ele usa e que gostaria que você usasse com ele.
- Use e abuse dos RECURSOS que as redes sociais te oferecem, como possibilidade de postar vídeos mostrando seu estabelecimento, fotos 360°, enquetes e interações que geram engajamento e STORIES tanto no Instagram quanto no Facebook.
- Esteja atendo a QUALIDADE das suas postagens, quanto no texto com ortografia correta e mensagem clara, quanto na qualidade das imagens usadas. Uma foto tremida ou vídeo com som ruim não vai fazer bem para a imagem do seu negócio. Mas principalmente, atente para a veracidade das informações que posta, isso ajuda na boa reputação online do seu estabelecimento. Ninguém gosta de ver uma foto linda e chegar no estabelecimento encontrar um lugar, serviços ou produtos diferentes dos divulgados.
- Tenha uma AGENDA DE POSTAGENS. Organize conteúdos (fotos, vídeos, textos e etc...) de forma a ter conteúdo para postar com periodicidade. Determine o que vai postar em cada dia da semana. Esta agenda pode te tirar a ansiedade de não saber o que vai postar todos os dias e também coloca uma cadência das suas postagens. Afinal, ninguém gosta de ver 10 post, de um lugar, num mesmo dia e depois a página ficar deserta por mais de uma semana ou mês.
- Tenha lugares INSTAGRAMÁVEIS na sua empresa. Estes lugares não aquele bem bonitos e propícios para que os clientes tirem foto, as pessoas buscam locais que podem bombar suas redes sociais Leia mais sobre eles aqui. Você pode definir um local no seu estabelecimento para isso, ou criar uma decoração e arrumação do lugar todo para favorecer as pessoas tirarem fotos, postarem nas redes sociais e marcarem você
Agora você já sabe por onde começar. Que tal colocar seu negócio de alimentos e bebidas para bombar nas redes sociais?
Referências:
https://www.maioresemelhores.com/redes-sociais-mais-utilizadas-brasil/
https://agentenoturismo.com.br/2018/03/15/destino-turistico-inteligente/