Em uma das últimas pesquisas que fiz no ChatGPT, uma das maiores dores do mercado da beleza é aumentar o faturamento, trazer novos clientes e manter os clientes antigos.
E hoje, voltando ao papel de sócia de uma empresa no mercado da beleza, sinto na pele todos os dias esse desafio.
Isso mesmo, além das mentorias e consultorias, hoje também sou sócia do Studio Villa Dupret, um espaço de beleza completo na Vila Clementino aqui em São Paulo.
E mesmo sendo educadora da área, ministrando os mais diversos cursos de marketing em níveis técnicos, de graduação e pós graduação, sei que o mercado da beleza é diferente.
Podemos dizer que marketing é uma área de sua empresa que cuida da comunicação com seu cliente, é a forma como você comunica, apresenta e leva seus produtos e serviços para seus clientes.
E você, como Empresária da Beleza, precisa conhecer e principalmente utilizar todas as ferramentas do marketing para trazer clientes e aumentar o seu faturamento.
Tenho visto nos últimos anos os profissionais dizendo que a obrigação de trazer o cliente é do dono da empresa e os donos de empresa, dizendo que a obrigação é do profissional. Não podemos mais ficar jogando a responsabilidade para o outro.
Seja você uma profissional que é Empresária ou seja você uma proprietária de um espaço que é Empresária, precisa se atualizar com o que está sendo usado e é mais eficiente no mercado hoje.
Então, mãos à obra!
Isso mesmo, você precisa conhecer o perfil do seu público para conseguir se comunicar de forma assertiva com ele.
Você consegue falar com alguma pessoa que nasceu e viveu a vida toda na Alemanha, sem saber falar alemão? É claro que não, a comunicação ficará prejudicada, se você não falar a língua dessa pessoa.
Assim também é o marketing, se você não falar a língua do seu cliente, dificilmente conseguirá se comunicar com ele.
Sabendo com quem e como falar com esse público, você pode partir para escolher as melhores ferramentas do marketing.
Por exemplo: para levar seu produto ou serviço para uma possível cliente que trabalha dentro de uma empresa que fica ao lado de sua empresa, você pode fazer uma parceria com essa empresa, concedendo o benefício de um desconto aos funcionários dessa empresa.
A parceria é uma excelente ferramenta para aumentar o número de clientes, pois você irá alcançar clientes que possivelmente não alcançaria com outras ferramentas.
A panfletagem é uma ferramenta que traz muito pouco resultados, dependendo da região que você está. Tenho observado que em alguns bairros ainda é uma prática comum.
Você já divulgou seus produtos e serviços em eventos da sua região? Vou te contar um case de sucesso de uma cidade pequena....
Moro em Salesópolis, no interior de São Paulo. Uma pequena cidade de aproximadamente 17.000 habitantes. É verdade que em uma cidade pequenas, todos se conhecem. Fica difícil fazer marketing, quando o comércio local é pequeno e centralizado em algumas ruas principais da cidade.
Mas, olhe a criatividade...
No mês de março, em comemoração ao dia Internacional da Mulher, uma associação que realiza trabalhos de educação, formação e orientação à mulheres da região, promoveu um desfile das mulheres participantes do programa, durante um evento na cidade, e para esse desfile, as boutiques e salões de beleza da região é que produziram as mulheres.
Durante o evento, por diversas vezes foi anunciado o nome de cada profissional e de cada empresa participante. Essa participação foi uma verdadeira vitrine aberta para toda a cidade, pois todos que estavam no evento puderam ver o resultado do trabalho deles. E o que é melhor: mesmo quem não estava, pôde conhecer o trabalho por toda a mídia que foi produzida em torno do evento e ficou por dias sendo publicada.
Todas essas participações são importantes e momentos especiais. Para isso você precisa entender o perfil de sua cliente e saber quais são os locais que sua cliente frequenta. Por exemplo: qual é a academia que ela vai? Qual é a forma de contato hoje com sua cliente?
Há alguns anos atrás, você só conseguia conversar com sua cliente através do telefone, então ligar para a cliente era uma prática corriqueira.
Hoje em dia, a melhor forma de contato é, sem dúvida alguma, o WhatsApp. Mas você sabe mesmo usar essa ferramenta?
Talvez a grande dificuldade seja escolher, dentro do marketing digital, a ferramenta mais adequada, a rede social que seu público utiliza e a melhor forma de se posicionar.
Nos últimos anos o Instagram tem sido uma grande ferramenta de divulgação do meu trabalho e estava com a ideia de que era a melhor ferramenta.
Ao conversar com minhas clientes aqui no Studio, observei que a grande maioria não tem e não gosta do Instagram, elas estão ativas no Facebook. Como assim?
Isso mesmo, a faixa etária da minha clientela hoje vai de 45 a 80 anos e esse público é ativo no Facebook e não no Instagram.
Viu como é importante você conhecer o perfil do seu público? Se tiver dificuldade, conte comigo como sua mentora!
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora e Palestrante
Especialista e Apaixonada pelo mercado da beleza
Sócia do Studio Villa Dupret
http://www.institutoquinelli.com/giovanaquini