Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Como uma empresa de turismo pode contribuir para o desenvolvimento e a melhoria do destino turístico?

avatar PRISCILA CAZARIN BRAGA
Priscila Cazarin Bragafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como uma empresa de turismo pode contribuir para o desenvolvimento e a melhoria do destino turístico?
Criado em 14 OUT. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

É bastante comum ouvirmos a ideia de que os destinos turísticos são geridos por governanças. Governança é o movimento de gestão de um destino turístico que envolve tanto os modelos e procedimentos de gestão, sistemas, políticas, leis relacionadas ao desenvolvimento do turismo, quanto o engajamento de pessoas e instituições no processo de tomada de decisão sobre o destino.


O turismo é uma atividade econômica plural que deve ser gerida de forma participativa, pois congrega diversos setores e interesses diversificados. Ele tem um papel social e econômico muito importante no desenvolvimento do território, trazendo oportunidades de emprego e renda, valorização cultural, difusão de aspectos relacionados à conservação ambiental e questões para a melhoria das condições de vida de maneira geral. Contudo, os objetivos positivos do turismo só serão alcançados se o destino construir e sustentar um arranjo de governança muito estruturado.


Portanto, sendo empresário do setor, como eu posso contribuir para que o destino do qual eu faço parte, seja melhor? Qual é o papel do empresário na consolidação de um destino turístico? Essas perguntas parecem simples, mas ela não são, pois há uma tradição de que os empresários atendem o visitante e a prefeitura cuida da infraestrutura, comunicação e algumas outras pautas relacionadas ao turismo, mas nesse arranjo inteligente, se permite que as pessoas construam coletivamente os acordos, pactua-se que os empresários precisam assumir responsabilidades perante o território.


Em primeiro lugar, otimizar o processo de atendimento e serviços, oferecendo a melhor experiência ao visitante, agrupando atendimento, hospitalidade, qualidade nos produtos e nos serviços, preço justo, adequado ao produto, ambiente higienizado, entre outros, são fatores que levam um negócio ao sucesso e são fundamentais para que o destino se consolide. É no empreendimento que acontecem as experiências turísticas. Sendo assim, excelentes empreendimentos fazem grande diferença no destino para que ele se destaque. Esse é o elemento básico do papel das empresas para o destino.


Em segundo lugar se destaca o alinhamento com a sustentabilidade nos eixos de ambiental, social e de governança interna são fatores essenciais. Manter as boas práticas ambientais, tais quais o uso inteligente da água, a escolha por matérias primas locais, ecológicas adequadas ao seu produto, vinculadas a fornecedores que tenham uma procedência em práticas sustentáveis; oferecer qualificação aos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável favorecendo o bem-estar e garantido boas perspectivas e experiências positivas no trabalho. Todos esses elementos compõem a organização que contribui para o desenvolvimento do destino, ainda que sejam elementos internos à própria empresa. Manter uma gestão ética responsável, regulada, alinhada à legislação, com o cumprimento de todos os requisitos aplicáveis à atividade, são igualmente importantes ao destino, além disso são requisitos necessários ao empreendedor.


Em terceiro lugar, e não menos importante, é indispensável que os empresários conheçam o sistema de gestão do turismo local. Como o turismo é organizado no destino? Existe conselho municipal? Existem redes, associações? Como a atividade se organiza e como os direitos e reivindicações dos empresários e trabalhadores do setor são considerados? Como buscam as melhorias necessárias? A atuação conjunta, seja ela em coletivos institucionais ou movimentos de rede ou conselhos é importante para o destino. E aqui está a chave para dar voz às necessidades desses negócios, mas também aos interesses dos seus colaboradores e as observações que os visitantes demonstram sobre o destino. Somente o empresário conhece essas necessidades, porque operacionaliza, está recebendo essas informações diretamente da fonte. Portanto, articular-se em movimentos coletivos e participar do processo de gestão e governança é uma chave muito importante para garantir o sucesso do destino, portanto, um dos compromissos do empresário.


Em quarto lugar, destacamos a participação do empresário nos eventos representativos do setor. Muitas vezes o destino participa de eventos paralelos, em distintas localidades para que a promoção aconteça e chegue aos operadores e agências de modo efetivo. Essas ações geralmente são assumidas pela prefeitura ou por organizações representativas, contudo, a presença do empresário em eventos que promovem trocas de conhecimentos e a comunicação sobre seu produto e o destino como um todo, são uma das possibilidades de atuação do empresário junto ao ecossistema e rede local. Conhecer os outros empreendimentos, entender a fundo quais são as dinâmicas, vocações e produtos do seu destino é importante para se comunicar com outros potenciais investidores, visitantes, operadoras e agentes.

 

Fazer parte de um movimento coletivo e participar dos arranjos municipais fortalece o destino e promove ganhos importantes para o empresário. Que tal se engajar em uma Rede? 

avatar PRISCILA CAZARIN BRAGA
Priscila Cazarin Braga
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1600 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?