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Como um pequeno negócio pode crescer com a tendência dos Digital Influencers

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Como um pequeno negócio pode crescer com a tendência dos Digital Influencers
Criado em 18 JUN. 2019
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Um novo modelo de marketing ganhou holofotes nos últimos anos, tanto pelo crescimento das redes sociais, quanto pela popularização do acesso à internet pelos smartphones e redes móveis, criando a figura dos influenciadores digitais, que são produtores de conteúdo com um número significativo de seguidores. Olhando para esse cenário, vem a seguinte pergunta: Como um pequeno negócio pode crescer com a tendência dos Digital Influencers?

Existem alguns jeitos e vamos explorá-los nesse post! O que isso significa? Significa que você pode estar a poucos minutos de leitura de uma fonte preciosa de leads e vendas =D

 

Como um pequeno negócio pode crescer com a tendência dos Digital Influencers de Nicho

Existem influenciadores e influenciadores. E afinal, o que são? O que comem? Onde vivem?

Um influenciador digital é um produtor de conteúdo, por essência, e esse conteúdo se mostra agradável, engraçado, relevante ou inspirador de alguma forma, fazendo com que as redes sociais desse produtor de conteúdo comecem a obter um volume significativo de seguidores.

A verdade é que, em um país com mais de 200 milhões de habitantes, temos uma absoluta maioria de consumidores de conteúdo, e pouquíssimos produtores de conteúdo de verdade, e isso cria um ambiente de oportunidade pra quem tem algo a dizer ou mostrar.

Você pode até pensar que 'eu não consumo esse tipo de conteúdo' de um influenciador digital... mas se você tem um smartphone com acesso a internet, posso afirmar com tanta convicção quanto o alcool 70º elimina 99,9% das bactérias que você consome sim!

Se você já buscou na internet 'Como fazer [alguma coisa]' ou já assistiu um tutorial no youtube, ou já buscou informações sobre um local, produto, ou empresa, e leu um texto, viu um vídeo, ou mesmo ficou passando pelo feed das redes sociais, você consumiu dezenas, talvez centenas, quiça milhares de conteúdos de influenciadores digitais. Até mesmo aquele vídeo engraçado que o pessoal mandou no grupo dos amigos é um excelente exemplo de conteúdo de um Digital Influencer.

Dito isto, precisamos entender que existem influenciadores digitais de nicho, ou seja, que falam sobre um assunto específico e atraem público interessado nisso. Por exemplo, temos diversos canais de tecnologia em que influenciadores mostram novidades, fazem testes, comparativos, consertos, enfim, tudo que se possa imaginar com os novos gadgets. 

Geralmente os influenciadores de nicho têm menos seguidores, porém super qualificados para cada área, o que o torna respectivamente mais acessível e também muito eficiente em uma parceria ou divulgação.

Existem influenciadores de tecnologia, gastronomia, humor, empreendedorismo, esportes, viagens, moda, beleza, automobilístico, enfim, praticamente em todos os setores, então para uma boa estratégia de utilização dessa ferramenta de marketing, após definido o nicho, você pode utilizar algumas abordagens para entrar em contato e negociar alguma colaboração.

 

Como um pequeno negócio pode crescer com a tendência dos Digital Influencers enviando presentes, brindes e cortesias

Uma das formas de ser mencionado nas redes de influenciadores digitais é enviando um 'mimo', uma cortesia ou brinde. Essa prática não é garantia de nada, efetivamente, pois você está enviando esse presente por livre e espontânea vontade, e não há um vinculo que obrigue o influenciador a publicar algo sobre, mas em geral o que acontece é a publicação pelo influenciador nas suas redes sociais mostrando e agradecendo o recebimento, e mencionando a sua empresa (mesmo que pequena), dando visibilidade para sua empresa e seus produtos/serviços com um custo baixíssimo, que é apenas o preço de custo do que foi oferecido. Esses conteúdos acabaram se popularizando como 'recebidos do dia' ou 'unboxing'.

 

Como um pequeno negócio pode crescer com a tendência dos Digital Influencers através de produção de conteúdo

Sabe qual é um dos maiores desafios dos produtores de conteúdo? 

...

Produzir conteúdo!

Pode parecer estranho, mas a rotina de produção de conteúdo interessante é bastante complicada, já que o influencer tem que levantar pautas, criar roteiros ou textos, editar, publicar, e tudo isso com uma frequência elevada para manter seus seguidores 'aquecidos'.

Por isso, entrar em contato propondo uma pauta em cooperação entre o influencer e a empresa pode funcionar muito, por ser uma via de mão dupla. A empresa está ajudando o influencer a produzir mais conteúdo e o influencer está dando visibilidade à empresa.

Formas de conteúdo possíveis são testes, comparativos, entrevistas, podcasts, lives, ou mesmo depoimentos como alguém que é referência na área do conteúdo em questão.

 

Como um pequeno negócio pode crescer com a tendência dos Digital Influencers engraçados

Alguns dos influencers mais seguidos da web têm o humor como plano de fundo dos seus conteúdos. Podemos dizer que essa é a linguagem mais comum da internet e é o que mais viraliza, tanto com memes quanto com conteúdos sarcásticos ou descontraídos.

Nem toda empresa/marca se sente a vontade para se promover neste formato, por isso deixamos essa opção para o final, mas isso não quer dizer que o resultado obtido por quem utiliza essa abordagem seja pior (muito pelo contrário).

Diversas empresas descobriram que rir de si mesmo é uma excelente forma de se aproximar do público, criar identidade e 'vender sem vender'. Um case emblemático de ação nesse formato foi a sátira feita pelo grupo Porta dos Fundos com o restaurante Spoleto. A maioria das marcas teria se incomodado ou talvez processado o canal pelo conteúdo inicialmente criado, que teve uma exposição e repercussão espantosas em poucos dias. O que aconteceu foi totalmente o oposto! O dono da rede gostou tanto da exposição obtida com o vídeo viral que entrou em contato para que o vídeo original que estava 'anônimo' passasse a identificar claramente o nome da sua rede de restaurantes, além de combinar uma sequência com mais 2 episódios.

 

Podemos concluir portante que, independente do seu segmento, é possível utilizar a tendência dos influenciadores digitais para promover sua empresa, seja de maneira séria ou descontraída, paga ou gratuita, com cortesias e mimos ou simplesmente colaborando com a criação de conteúdo.

O que importa de verdade é estar presente nessa tendência que é o presente e o futuro das estratégias digitais 2.0!

 

Se você já utilizou esse recurso, tem alguma outra dica para os empreendedores que nos acompanham, ou tem alguma dúvida sobre a utilização de influencers em sua comunicação digital, deixe um comentário abaixo e teremos o prazer em respondê-lo

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Francine Wagner
Sou bióloga e comunicadora institucional com especialização em Jornalismo Digital e MBA em Mídias e Marketing Digital. Minha expertise inclui conhecimentos em SEO (Search Engine Optimization) e criação de conteúdos direcionados para todos os segmentos de mercado. Com uma abordagem dinâmica e inovadora, combino minha paixão pela ciência com habilidades em comunicação para criar estratégias eficazes de divulgação e engajamento. Minha experiência abrange a produção de conteúdos informativos e persuasivos, utilizando técnicas de otimização para alcançar públicos diversos e impactar positivamente as marcas e organizações com as quais trabalho.favorite_outline Seguir Perfil
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