Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Como um evento sobre a felicidade conseguiu influenciar importantes temas da atualidade?

avatar TRICIA SANDER
Tricia Sanderfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como um evento sobre a felicidade conseguiu influenciar importantes temas da atualidade?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 16 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A 5a edição do Congresso Internacional de Felicidade aconteceu em Curitiba no Expo Barigui nos dias 05 e 06 de novembro, voltando novamente os holofotes para um tema tão importante para a saúde e bem-estar das pessoas. Foram 28 palestrantes convidados para uma interessante e ampla programação de palestras, painéis e atrações artísticas que contemplaram os 4 eixos do evento: Filosofia, Ciência, Arte e Espiritualidade.

 

O Congresso movimentou a economia curitibana. Mais de 2.300 pessoas, provenientes de 300 cidades de 25 estados brasileiros, utilizaram os serviços de transporte, hospedagem, alimentação, lazer, compras e muitos outros setores relacionados e impactados pelo turismo.

 

Os paranaenses corresponderam a 41% do público, seguido de São Paulo (16%), Santa Catarina (11%), Rio Grande do Sul (7%), Rio de Janeiro (6%), Minas Gerais (5%) e demais estados (14%). O público feminino foi maioria, totalizando 77% das participações.

 

A cada edição, novas práticas de inclusão e acessibilidade são adotadas pela organização, aumentando a diversidade de públicos. Neste ano de 2022 foram oferecidos serviços de audiodescrição, interpretação em libras e vídeos legendados para aproximadamente 60 pessoas com deficiência. Foram recepcionadas 15 crianças em situação de vulnerabilidade social, que realizaram uma visita guiada, sendo que a maioria delas não conhecia o Parque Barigui e muitas nunca tinham visitado um parque da cidade. Além disso, foi disponibilizado um estande de venda de artesanato típico para 40 indígenas que, ao final do evento, relataram que os itens comercializados em 2 dias foram o equivalente a um mês de trabalho.

 

No quesito acessibilidade, o espaço todo foi bem pensado e organizado com corredores largos, rampas de acesso e torres baixas de carregamento para celulares, com local ao lado para estacionar cadeiras de rodas ou parar com o cão-guia. Além disso, promovendo a sustentabilidade, copos ecológicos reutilizáveis foram distribuídos dentro dos kits dos participantes e 2 tótens com água potável foram disponibilizados.

 

Na ala do Festival de Felicidade anexa ao Congresso, chamou atenção a variada oferta de alimentação que também atendia as pessoas com restrições e/ou alergias alimentares, condição pouco comum na maioria dos eventos. 

 

A proposta do Congresso Internacional de Turismo mais uma vez impactou positivamente a vida de milhares de pessoas e promoveu o turismo, a acessibilidade, a sustentabilidade e a inclusão, de maneira muito bem-sucedida!

 

Para saber mais sobre o evento acesse: www.congressodefelicidade.com.br

 



avatar TRICIA SANDER
Tricia Sander
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares