Os consumidores buscam cada vez mais economizar, para isso procuram alternativas, produtos e serviços que além de atenderem sua necessidade, ainda são mais vantajosos em relação a outros. Dessa forma, é importante que seu bar, restaurante ou hamburgueria tenha estratégias de vendas e consiga driblar os concorrentes.
Podemos destacar duas estratégias de vendas, que grandes marcas utilizam e já garantem excelentes resultados. A primeira estratégia é o up-sell, muito conhecido nas hamburgueriaa que com certeza você já deve ter visto e tido uma experiência boa.
Para que a experiência do cliente seja completa, você oferece um produto a mais do que o cliente pediu, que seja algo complementar ou uma novidade. Um exemplo, o cliente pediu um lanche, aí você pode estar oferecendo um combo, que possa ser adicionado um produto ou mais. Funciona como uma espécie de incentivo de compra e entrega uma melhor "oferta" ao cliente.
Agora que vocês entenderam um pouco mais sobre o up-sell, vamos falar sobre a outra estratégia, o down sell.
Basicamente, é quando o cliente se interessa pelo produto, mas não tem condições financeiras para adquirir, por achar que aquele não é o momento, ou seja, vai funcionar toda vez que o cliente não efetuar a compra.
Na prática, você oferece um produto de menor valor, que tenha relação ao que ele ia adquirir e que atenda as necessidades dele naquele momento. O ticket médio será menor, mas o que pode ser aproveitado desse tipo de estratégia, é a garantia da venda.
A partir dessas duas estratégias de vendas é possível aplicar em seus negócios, treinar sua equipe de vendas, garantir um maior faturamento e muito sucesso nos negócios!