Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como ter uma insurtech de sucesso

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como ter uma insurtech de sucesso
Criado em 09 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As insurtech estão conseguindo preencher um espaço no mercado segurador. Isso acontece porque trazem novidades e atendem as necessidades bastante específicas. Veja o que fazem para ter sucesso.

O termo insurtech é um pouco novo, mas a ideia já está bastante difundida. As empresas que combinam Insurance (seguro) e Technology (tecnologia), estão apresentando ao mercado soluções inovadoras.

Elas têm feito com que o mercado segurador tradicional passasse por grandes mudanças que permitiram oferecer novos produtos e atrair potenciais clientes que estavam esquecidos.

Entretanto, não basta usar a tecnologia e combinar com o seguro, é preciso saber usar os recursos disponíveis. Descubra como ter uma insurtech de sucesso!

Fazer parceria com grandes seguradoras

As seguradoras não precisam se sentir ameaçadas pelas insurtechs e nem o contrário. Enquanto uma possui experiência de mercado, a outra tem a tecnologia.

As parcerias podem ser bastante válidas, pois, poderá ser oferecido um produto de uma empresa que já possui uma reputação construída. Por outro lado, as seguradoras terão acesso a tecnologias que antes não eram conhecidas ou utilizadas. No fim, todos saem ganhando

Aparecer bem posicionada nos buscadores

Não é nenhum segredo que empresas que se destacam na internet acabam tendo sucesso no mundo real.

Ao utilizar estratégias de SEO bem elaboradas, sua empresa irá aparecer na primeira página dos buscadores e ficar bem posicionada. Isso aumenta as chances de atrair usuários à sua página.

Mas, uma boa insurtech faz parcerias com as melhores seguradoras do Brasil e tem boa reputação, oferecendo uma página intuitiva e conteúdos que agregam conhecimento e tiram dúvidas. A soma desses fatores faz com que ela atinja o seu objetivo. Consegue converter e gerar leads por meio de seus atrativos.

Oferecer produtos personalizáveis

A grande vantagem nesse caso é o uso da tecnologia, isso permite que se crie cada vez mais produtos personalizados. Os clientes não precisam comprar um pacote pronto para ter um seguro, eles podem incluir apenas as coberturas que desejam.

Para o consumidor o grande atrativo é que ele conseguirá o que deseja e pagará um preço justo. Nada de desperdiçar dinheiro com aquilo que não se usa.

Se aproximar dos consumidores

A tecnologia permite chegar onde os consumidores estiverem, não existe mais a barreira física. É possível chegar ao público de diversas maneiras, e o segredo do sucesso está em usar bem os meios.

É preciso falar a mesma língua que o consumidor, nada de termos técnicos que não possam ser entendidos. A comunicação deve ser direta, simples e para qualquer pessoa entender, até mesmo aquela que nunca teve um seguro.

Além disso, é preciso estar presente onde eles estiverem. Ter um site, blog e perfis nas redes sociais, facilitará a interação e criará uma relação de proximidade e engajamento.

Usar dados para aprimorar os serviços

As pessoas esperam sempre encontrar produtos sob medida, com preços atrativos e novidades. Para que possam haver desenvolvimento com esse foco é preciso trabalhar os dados que se tem.

Por exemplo, empresas de saúde, já fazem monitoramento de pacientes a distância e coletam informações sobre seus hábitos e problemas de saúde. Seguradoras de carro já conseguem monitorar os condutores ao volante, saber como dirigem, locais que frequentam e outros.

A tecnologia permite coletar uma quantidade absurda de dados e esses não devem ficar esquecidos. É preciso analisar as informações que se tem para combinar com os anseios dos consumidores.

Ao fazer isso conseguia entender melhor os comportamentos e aprimorar cada vez mais os serviços.

Otimizar os processos

A insurtech de sucesso é aquela que possui processos simples e sem burocracia. É preciso que a tecnologia seja usada para facilitar a rotina das empresas e dos consumidores.

A busca por informações online pode ser simplificada, assim como esclarecimentos de dúvidas. O uso de chatbots podem ajudar no relacionamento com os clientes e fechamento de vendas. Plataformas simplificadas em que as pessoas possam pedir a cotação do seguro também são viáveis.

Isso faz com que a insurtech possa economizar dinheiro, pois, os processos se tornam mais ágeis e economizam tempo. O trabalho automatizado potencializa atender a um maior número de clientes e garantir mais sucesso.

Ter preços mais competitivos

Como boa parte dos processos são otimizados e a tecnologia diminui os custos, é possível oferecer preços mais competitivos. As insurtech de sucesso tem o custo dos serviços como um diferencial.

Estabelecer valores que estejam abaixo dos oferecidos pelos concorrentes, mas, que não sejam tão baixos a ponto de gerar desconfiança, é o diferencial.

Uma insurtech de sucesso é aquela que consegue utilizar bem as tecnologias que possui, atender bem aos consumidores e possui boas parcerias. Sabendo combinar esses fatores e acompanhando a concorrência é possível ter bons resultados.

Por: Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br.

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2855 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?