Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como ter resultados com menos esforço

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabeifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como ter resultados com menos esforço
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 19 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Fomos ensinados que precisamos agir e gerar nossos resultados pelo esforço, pela força, pelo sacrifício e que precisamos ocupar todo nosso tempo, mesmo que seja para fazer coisas que não geram resultados ou geram resultados insatisfatórios. Vejo muitos dos meus mentorados, colegas, amigos, alunos e pessoas as quais convivo vivendo num mundo onde se acredita que somente com o esforço em excesso é que se consegue prosperar na vida pessoal e nos negócios. Isso está certo até determinado ponto, pois, o esforço em excesso pode gerar o caos por conta da exaustão, da ansiedade, do excesso de racionalidade e consequentemente entramos em crises internas, as quais afetam nosso corpo, nosso espírito e nossa mente.

Vejo muitos profissionais, executivos e líderes trabalhando exaustivamente até sua energia se esgotar. Sabe o que acontece na maioria dos casos? Os efeitos do esforço desenfreado se manifestam em doenças físicas e mentais (burnout, crises de ansiedade, estresse, depressão), baixa produtividade, dificuldades de conduzir a vida pessoal, distanciamento dos filhos, problemas nos relacionamentos amorosos, dificuldade de se concentrar, baixa conexão com o time de trabalho e consequentemente resultados abaixo do esperado. Muitos pensam que nada disso acontecerá consigo, talvez você esteja lendo esse artigo e pensando - isso não acontecerá comigo -, o que te afirmo é que pode não acontecer hoje, mas já tive muitos clientes que precisaram parar para se priorizar e olhar para si mesmos antes de continuar a jornada.

Para alguns a ideia de trabalhar menos traz desconforto, julgamento como preguiçoso, medo de ficar para trás, sentimento de culpa por não fazer esforço extra todas as vezes.

Eu já passei por situações, as quais empreguei esforço demais para fazer acontecer e no final meu nível de satisfação foi abaixo do que eu esperava. Quando vi esse ciclo se repetindo e me levando para o "fundo do poço", eu tive que buscar ajuda e me autoconhecer. Somente quando fiz isso, eu voltei a liderar o meu time de forma mais humanizada e principalmente focado no desenvolvimento e treinamento de cada um para acessarmos o próximo nível em unidade. E com essa atitude eu entendi algumas coisas importantes que mudaram a minha forma de gerir o time e a mim mesmo e principalmente me ajudaram a reduzir o nível de esforço para gerar os resultados esperados.

  1. Multiplicar o talento das pessoas: quando eu treino o time e integro todos para agir na direção do objetivo central, os esforços são feitos por várias pessoas, logo quando distribuído ele se torna menor e o resultado vem com menos esforço individual.
  2. Delegar: quando eu entendi que nem todas as demandas eram responsabilidade minha e que eu não precisava executar tudo para mostrar que eu estava fazendo algo, a carga de trabalho sobre mim reduziu e eu comecei a distribuir as atividades que não eram minhas para quem de fato era. E um ponto bem importante sobre delegar, é que você pode fazer isso mesmo não sendo um líder, basta trazer a consciência que nem tudo é tarefa sua.
  3. Limpar todas as preocupações e ansiedade: aprendi que eu precisava fazer a limpeza das cargas emocionais e excessos que carregava, abandonando os medos, as ansiedades, as inseguranças e tudo que gerava dúvida ou qualquer preocupação. A meditação, o mindfulness e outras técnicas me ajudaram muito a fazer essa limpeza.
  4. Reduzir o excesso de controle: tomar consciência que nem tudo é perfeito e que não tenho controle sobre tudo, foi libertador. Quando essa chave virou eu comecei a executar as coisas de forma mais fluida.
  5. Otimizar e facilitar os processos de execução: entender que toda ação executada pode ser melhorada, otimizada e realizada de uma forma mais fácil, basta empregar tempo e criatividade para criar estratégias e implantar melhorias até que a ação ocorra de forma residual e sem esforço aplicado.
Fazer sem esforço, diz respeito a sentir a fluidez, otimizar, usar menos energia e é sobre fazer as coisas do jeito certo.

O meu convite para você hoje é para fazer o seguinte exercício:

  • Escreva uma lista de todas as atividades que você executa no seu dia a dia;
  • Marque as atividades que você despende maior esforço para executar;
  • Analise se essa atividade pode ser otimizada, delegada ou eliminada;
  • Trace um plano de ação para agir e gerar resultados sem esforço;

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabei
Mentor de aceleração de crescimento profissional e liderança e especialista em performance sistêmica para construção de carreiras exponenciais. Meu propósito é construir e restaurar famílias e relacionamentos por meio do desenvolvimento de homens e mulheres como pais, cônjuges, profissionais e líderes de verdade para criar gerações mais fortes emocionalmente. Minha carreira profissional começou quando tinha 10 anos e comecei a aprender sobre liderança e pessoas trabalhando com meu pai na agricultura. Após a conclusão do curso técnico em logística e início da graduação em Engenharia de Produção, em 2017 comecei a atuar na indústria. Nessa jornada me apaixonei por mentalidade de crescimento, liderança, inteligência emocional e isso me fez em um ano na indústria, chegar ao cargo de supervisor e depois de 7 meses, assumir o cargo de gerente. Depois de 3 anos atuando na indústria, inconformado com muitas pessoas vivendo a insatisfação profissional e sem crescimento, decidi investir ainda mais em mim para ajudar profissionais e líderes quebrarem suas barreiras mentais. Certificações: Master Coaching Integral Sistêmico Practitioner em Programação Neurolinguística Analista de Perfil Comportamental Advanced Executive Coach Business Coach Coaching Financeiro Inteligência Emocional Mindfulnessfavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4645 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis