Fomos ensinados que precisamos agir e gerar nossos resultados pelo esforço, pela força, pelo sacrifício e que precisamos ocupar todo nosso tempo, mesmo que seja para fazer coisas que não geram resultados ou geram resultados insatisfatórios. Vejo muitos dos meus mentorados, colegas, amigos, alunos e pessoas as quais convivo vivendo num mundo onde se acredita que somente com o esforço em excesso é que se consegue prosperar na vida pessoal e nos negócios. Isso está certo até determinado ponto, pois, o esforço em excesso pode gerar o caos por conta da exaustão, da ansiedade, do excesso de racionalidade e consequentemente entramos em crises internas, as quais afetam nosso corpo, nosso espírito e nossa mente.
Vejo muitos profissionais, executivos e líderes trabalhando exaustivamente até sua energia se esgotar. Sabe o que acontece na maioria dos casos? Os efeitos do esforço desenfreado se manifestam em doenças físicas e mentais (burnout, crises de ansiedade, estresse, depressão), baixa produtividade, dificuldades de conduzir a vida pessoal, distanciamento dos filhos, problemas nos relacionamentos amorosos, dificuldade de se concentrar, baixa conexão com o time de trabalho e consequentemente resultados abaixo do esperado. Muitos pensam que nada disso acontecerá consigo, talvez você esteja lendo esse artigo e pensando - isso não acontecerá comigo -, o que te afirmo é que pode não acontecer hoje, mas já tive muitos clientes que precisaram parar para se priorizar e olhar para si mesmos antes de continuar a jornada.
Para alguns a ideia de trabalhar menos traz desconforto, julgamento como preguiçoso, medo de ficar para trás, sentimento de culpa por não fazer esforço extra todas as vezes.
Eu já passei por situações, as quais empreguei esforço demais para fazer acontecer e no final meu nível de satisfação foi abaixo do que eu esperava. Quando vi esse ciclo se repetindo e me levando para o "fundo do poço", eu tive que buscar ajuda e me autoconhecer. Somente quando fiz isso, eu voltei a liderar o meu time de forma mais humanizada e principalmente focado no desenvolvimento e treinamento de cada um para acessarmos o próximo nível em unidade. E com essa atitude eu entendi algumas coisas importantes que mudaram a minha forma de gerir o time e a mim mesmo e principalmente me ajudaram a reduzir o nível de esforço para gerar os resultados esperados.
Fazer sem esforço, diz respeito a sentir a fluidez, otimizar, usar menos energia e é sobre fazer as coisas do jeito certo.
O meu convite para você hoje é para fazer o seguinte exercício: