Muita gente mudou de profissão com a pandemia do COVID-19, seja por necessidade ou por vontade própria. Isso é fato! Porém, existe uma parcela significativa dessas pessoas que têm medo e insegurança de não serem experientes o suficiente e, com isso, não conseguirem passar a confiança que gostariam para conquistar novos clientes.
É aquele velho dilema:
Eu preciso de experiência para ser experiente. Mas como vou ter experiência se não consigo conquistar o meu primeiro cliente?
Calma, separei algumas dicas para você pensar em quem você é, o que você já fez e para onde quer ir para gerar a autoridade que busca. Vamos lá?
1 - Conte a sua história e como foi que você chegou até aqui
É comum escutarmos de pessoas que têm medo de mudar de profissão: "ah, mas se eu trocar de emprego, vou ter que começar do zero" e na verdade, isso não é nenhuma novidade.
Você começa do zero quando você nasce, quando dá o primeiro suspiro e mama a sua primeira refeição. E, daquele momento em diante, tudo vira aprendizado para você. É como se cada novo ensinamento fosse um degrau daquela escada responsável por te fazer chegar onde você quer.
E hoje, ainda mais depois da pandemia, o mercado de trabalho tem valorizado as experiências de vida e habilidades comportamentais em detrimento das habilidades unicamente técnicas. Claro que, dependendo da área que você está galgando, precisa se qualificar para desempenhar determinada função. Mas que tal utilizar as suas experiências de vida e o seu jeito único e próprio de realizar as coisas para fazer a diferença nesse novo trabalho? Pense nisso!
2 - Mostre os bastidores do seu trabalho e tudo que tem estudado e se dedicado no seu novo ramo
Sabe aquela frase que sua mãe te dizia que quem não é visto, não é lembrado? Então, ela cabe super bem aqui. Se você tem se dedicado horas a fio, se está dando o seu melhor mas ninguém sabe ou vê, provavelmente você não terá novos clientes e ainda poderá escutar frases como você não trabalha mais com aquilo? ou ah, se eu soubesse que você estava trabalhando com isso, teria te contratado. Pelo sim, pelo não, mesmo que pareça óbvio para você a sua nova função, o outro pode não saber. Então o óbvio precisa ser dito, combinado?
3 - Seja você, pois todos os outros já existem
Pode parecer clichê dizer isso, mas em um mundo cheio de cópias, tudo o que menos queremos é ser apenas mais uma delas! Pensa aqui comigo: se a sua história e a sua experiência de vida te tornam único, as suas habilidades e a sua composição genética também são responsáveis por isso. Se a palavra de ordem nesse mundo volátil pós-pandemia tem sido reinvenção e inovação, que tal organizar o seu barulho interno e mostrar isso pro mundo?
4 - Não tenha medo de ser imperfeito
Se antigamente as redes sociais mostravam pessoas bonitas, que viajavam o mundo inteiro e tinham o emprego dos sonhos, hoje são os perfis que tratam da vida real que mais geram conexões. A gente admira o belo, mas se conecta com o real. Então abrace a sua vulnerabilidade e não tenha medo de errar. Um ótimo ponto de partida para entender mais sobre vulnerabilidade é ler o livro da professora pesquisadora Brené Brown: A coragem de ser imperfeito.
5 - Gere conteúdo de valor para o seu cliente em suas redes sociais de forma gratuita
Lembre-se de entregar o que fazer e deixar o como para os clientes que pagarem. Lembre-se de focar em dicas úteis e fáceis de aplicar que gerem algum tipo de resultado rápido.
6 - Para ter autoridade você precisa gerar algum tipo de resultado
Ou transformação e, para isso, você precisa de clientes. Uma forma de cativar novos clientes é fornecer mentorias gratuitas com ao menos 3 pessoas diferentes e coletar um depoimento de cada uma delas ao fim do processo para validar a sua experiência e autoridade.
Aí você pode me perguntar: "Mas Maisa, você disse acima para não entregar todo o ouro ou e será que eu dando mentoria gratuita não posso entrar em descrédito com a minha audiência? E eu respondo que não!
E sabe por quê? Porque você tem que escolher a pessoa certa para receber o seu serviço, e essa pessoa será aquela que você conhece e que você sabe que precisa e será transformada com o seu método. E aí, uma vez que ela alcançar os seus objetivos, ela automaticamente sairá falando bem do seu trabalho, ativando o tipo de propaganda que ainda é extremamente utilizado e respeitado: o famoso boca a boca! (Além de gerar aquele depoimento que você vai pedir, claro!). Se você estiver na dúvida como escolher a pessoa ideal, existem 3 caminhos:
O primeiro: é aquela pessoa que você conhece, que você sabe quais são suas dores e onde ela quer chegar, e você sabe que seu serviço vai auxiliá-la nessa jornada;
O segundo: será mapeado por meio de uma seleção que você pode fazer utilizando vídeos, redes sociais ou questionário; e
O terceiro: você pode se cadastrar em plataformas gratuitas que conectam mentores a empreendedores e colocar os perfis que tem interesse em atender.
7 - Aprenda com o passado mas esteja disposto a se reinventar
É importante utilizar suas experiências do passado para construir sua nova carreira. Só não se esqueça que estamos lidando com um mundo novo onde a mudança já aconteceu e o futuro não é previsível. Aquele que não tiver dúvida do que e como fazer, permanecerá no mesmo lugar, fazendo do mesmo modo. Aquele que tiver dúvida, irá inovar e reinventar seu trabalho para se adaptar a esse novo normal. Então, abrace a sua vivência mas esteja aberto ao novo, a novidade.
Por fim, lembre-se que não é todo mundo que vai entender, apoiar e aceitar o seu novo caminho. Mas tudo bem! Não é o deles, é o seu! Comprometa-se a amar o que faz, dedicar-se verdadeiramente e entender que a autoridade não acontece simplesmente, mas sim é construída de pouquinho em pouquinho, dia-a-dia, mediante trabalho, comprometimento e esforço. Você já teve a autoconfiança para fazer o mais difícil: dar o primeiro passo.
Agora, fazer acontecer só depende de você! Que seja uma jornada maravilhosa!
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