Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como ter a melhor equipe?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como ter a melhor equipe?
Criado em 01 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já tem uma equipe perfeita?

O ano começou e com ele novos sonhos surgem. Mas tenho a certeza que um sonho antigo de qualquer gestor é ter uma equipe MEP Motivada, Engajada e Produtiva.

Me diz a verdade, você não sonha com uma equipe que você não precisa se preocupar em orientar ou motivar?

Onde todos sabem exatamente o que devem fazer e fazem com excelência?

A boa notícia é que esse sonho é possível. Basta você seguir um caminho, um método já testado e comprovado.

Após mais de 25 anos de experiência com gestão empresarial, sendo que os últimos 10 anos dedicados ao mercado da beleza, eu criei esse método.

Ele está em meu ebook e no curso completo: Lapidando Pedras Preciosas. Nele, eu te ensino o passo a passo de como construir, conquistar e desenvolver uma equipe MEP Motivada, Engajada e Produtiva.

Todos nós somos pedras preciosas que precisamos ser lapidadas para revelar nosso real valor. Assim também são os profissionais de sua equipe.

E para então realizar o sonho de criar e desenvolver uma equipe MEP Motivada, Engajada e Produtiva, o gestor precisa seguir esse método, esse caminho.

E esse caminho começa pela contratação.

Mas nesse momento eu te pergunto: você sabe realmente contratar?

Mesmo tendo a certeza de que a grande maioria vai dizer que sim, que sabe contratar, eu te convido a refletir sobre isso.

Recrutamento e Seleção são etapas importantes e precisam de todo cuidado do gestor.

Você já se deu conta de quantas vezes contratou e pouco tempo depois se arrependeu?

Não é incomum isso acontecer, infelizmente. Vejo todos os dias gestores reclamando que os profissionais contratados não se adaptaram ou não são tudo aquilo que eles julgavam...

E você sabe porque isso acontece?

Você pode estar cometendo alguns erros:

1.   Pressa é frustrante você ver clientes entrando em sua empresa e você simplesmente não conseguir atender por não ter profissionais disponíveis. Assim, você tem pressa de completar o quadro de profissionais, tem pressa de aumentar o seu faturamento, tem pressa de parar de ter prejuízo...

2.   Ilusão Muitos gestores tem a ilusão de que vão contratar um profissional que vai trazer o maior faturamento para sua empresa e resolver todos os seus problemas. Outra ilusão é a de que vão contratar o primeiro que aparecer, sem critério e que depois vão mudar o profissional e adaptá-lo ao que querem.

3.   Não testar Contratar apenas olhando fotos, sem testar as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais é um erro grave. Nem sempre a foto revela todo o potencial do profissional ou.... pode até estar manipulada!

4.   Não ter um processo Você não sabe como testar, como entrevistar, como selecionar perfis, não sabe nem por onde começar. Ou até entrevista cada candidato de uma forma diferente e não tem parâmetros de comparação.

Enfim, o momento de recrutar, selecionar e contratar alguém é um momento importante que requer de você gestor, investimento de tempo, atenção e cuidado.

Mas como então, contratar bons profissionais?

O primeiro passo é se preparando para isso. E eu tenho um convite especial para você que está nesse momento e precisa de uma direção. No próximo dia 06/02 eu darei um aulão na plataforma Graces: 05 chaves para o sucesso e já vou te dar um spoiler uma das chaves é exatamente a contratação de bons profissionais.

Vai lá no meu perfil do Instagram e se inscreve na minha bio.

Mas você não vai terminar esse texto sem uma direção, sem uma dica, sem aprender um passo inicial.

Mário Quintana uma vez escreveu: O segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você!

Assim também acontece no processo seletivo. O primeiro passo para você contratar bons profissionais é cuidar do seu jardim.

Você já viu algum anel de diamante ou uma joia com qualquer pedra preciosa ser exposta em uma caixa suja de papelão no fundo de alguma prateleira?

É claro que não! As vitrines onde são expostas as joias preciosas são sempre as melhores, as mais bonitas, as mais atrativas.

E é assim que a sua empresa também tem que ser a melhor, a mais bonita e a mais atrativa.

Nunca se esqueça que no mundo da beleza, você não tem funcionários, você tem parceiros profissionais com perfil empreendedor que irão crescer junto com você.

E para que, os melhores profissionais queiram realmente trabalhar junto com você, é necessário que você torne a sua empresa atrativa.

E não estou falando aqui apenas em atrativos financeiros. Muitos gestores do nosso mercado infelizmente acreditam que é só pagar uma comissão maior que o concorrente que podem roubar o profissional.

Uma coisa eu posso te afirmar se você agir assim, arcará com as consequências. O profissional que vem por valor financeiro também vai embora por valor financeiro.

Você quer perder um profissional porque seu concorrente ofereceu pagar uma comissão maior?

É claro que para ter bons profissionais você precisa ter uma prática justa de compensação financeira. Afinal de contas, assim como você, ele também quer crescer!

Mas não é só isso! Os melhores profissionais do mercado hoje já desenvolveram um perfil e um posicionamento empreendedor, então eles sabem o que é necessário para que uma empresa seja bem sucedida.

Ter uma estrutura completa com equipamentos e produtos condizentes com o perfil de público que se propõe a atender, ter uma gestão equilibrada, um bom planejamento de marketing são os primeiros indícios de uma empresa no caminho do sucesso.

Lembre-se que você como gestor, precisa desenvolver sua Inteligência Emocional para lidar com tudo isso. Tratar o profissional com o respeito e a admiração necessárias é primordial para que esse relacionamento comece do jeito certo e perdure por muitos anos.

Afinal de contas, ninguém se casa pensando em se separar e ninguém contrata pensando já em rescindir contrato.

Assim, pense em uma relação de sucesso a longo prazo e cuide da estrutura para que ela aconteça da melhor forma possível.

  

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

@giovanaquini.oficial

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3851 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?